22.07.2025 às 08:17h - atualizado em 22.07.2025 às 09:55h - Geral

Epagri fará busca ativa por propriedades rurais sem CAR na região

Marcos Meller

Por: Marcos Meller São Miguel do Oeste - SC

Epagri fará busca ativa por propriedades rurais sem CAR na região
Foto: Aires Mariga/Epagri

O prazo para inscrição das propriedades no Cadastro Ambiental Rural vai até o final do ano e cerca de 40 mil imóveis ainda não foram regularizados em Santa Catarina. O número representa menos de 10% do total de imóveis do estado, mas o índice é preocupante. De acordo com o gerente regional da Epagri, Sidnei Simon, o governo do estado montou uma espécie de força tarefa para o localizar as áreas sem o CAR e auxiliar os agricultores a regularizar a situação.

De acordo com Simon, o governo fez um levantamento das áreas que ainda não foram inscritas no Cadastro Ambiental Rural e, a partir de agora, a Epagri vai começar um trabalho de busca ativa para localizar essas propriedades. “Vamos promover encontros com os municípios, apontar os locais sem CAR e localizar os agricultores para explicar a importância do cadastramento ambiental da propriedade”, disse. Nesta semana, a Epagri vai realizar encontros com os municípios para iniciar esse movimento de busca do produtores que ainda não fizeram o CAR.

A falta do cadastramento dos imóveis rurais no CAR pode gerar uma série de dificuldades para os produtores, como por exemplo, a restrição de acesso ao crédito rural. “Sem o CAR, o agricultor ficará impossibilitado, inclusive, de acessar recursos do plano safra”, alertou o gerente regional da Epagri, Sidnei Simon. Além disso, o produtor não terá acesso aos benefícios previstos no Código Florestal como a possibilidade de demarcação de reserva legal em percentual inferior a 20%.

Confira a entrevista completa de Sidnei Simon da Epagri

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.