22.07.2022 às 16:15h - Saúde
Itapiranga registra fila de espera para internação em Hospital Psiquiátrico. Conforme a Secretária de Saúde, Clair Heinen, isso é resultado dos impactos pós pandemia. Ela relata situações preocupantes que afetam desde adolescentes até idosos em questões psicológicas.
O município já presta serviço de psicologia na área da saúde e de forma emergencial vai contratar mais um profissional em virtude da grande procura por este atendimento. Segundo Clair Heinen, os problemas psicológicos estão presentes no ambiente escolar, nos locais de trabalho e também se manifestam com frequências nas famílias.
A necessidade de uma nutricionista também é defendida pela secretária. Conforme ela, os vereadores de oposição e situação que votaram contra a presença de uma nutricionista por 40 horas, estão prejudicando a população. Clair Heinen lembra do projeto que sofreu emenda na Câmara para redução de 40 para apenas 20 horas de nutricionista na Secretaria Municipal de Saúde. Ela cita que municípios menores possuem profissional em tempo integral para trabalhar em prol dos pacientes que necessitam de alimentação específica.
Conforme a Secretária, além da atenção básica, em casos como hipertensão arterial e diabete, o município possui várias demandas, porém, o profissional não consegue atuar na prevenção.
Clair Heinen chama atenção para pacientes acamados, com uso de sonda e que precisam de dietas especiais. Pessoas com câncer necessitam de alimentação equilibrada, além de crianças com patologias que geram dificuldade para se alimentar. São exemplos da importância da atuação de nutricionista.
Obesos e gestantes também estão entre os grupos que dependem de alimentação equilibrada e que não serão atendidos da maneira adequada em virtude da decisão dos vereadores que optaram por não atender a demanda. Clair lamenta que nem mesmo o apelo do Conselho Municipal de Saúde e os pedidos feitos nas Conferências Municipais da Saúde foram atendidos.
A Secretária afirma que pessoas com doença preestabelecidas e munícipes que necessitam de educação alimentar são prejudicados, pois a Saúde não terá como atender diversas demandas que já existem.
Comentar pelo Facebook