22.07.2020 às 15:50h - Agricultura

Município de Palma Sola auxilia na construção de cisternas

Ivan Guilherme

Por: Ivan Guilherme São José do Cedro - SC

Município de Palma Sola auxilia na construção de cisternas

Foi finalizada a primeira cisterna construída por meio de uma parceria entre secretaria de Agricultura, Epagri e agricultor. Conforme o diretor de Meio Ambiente de Palma Sola, Douglas Ribeiro, foi na linha São João, na propriedade de Luiz Lunkes.

A cisterna é uma forma para a captação de água da chuva, na qual a água que escorre do telhado da casa é captada pelas calhas e cai direto no local, onde é armazenada. Ribeiro, explica que o produtor pode acessar o financiamento de forma direta ou solicitar por meio do programa, SC Rural e a secretaria de agricultura fica responsável pela terraplanagem, aterro, e escavação, o que já custeia em torno de 30% do valor.

A primeira cisterna em Palma Sola tem capacidade para 250 mil litros de água e foi finalizada nesta semana. Segundo o secretário de Agricultura, Juliano Zandoná, a primeira já está concluída, mas já tem mais três aprovadas que devem iniciar em breve e outras encaminhadas.

Ele frisa que até final do ano a ideia é implantar cerca de seis cisternas. O secretário acrescenta ainda que este incentivo vai garantir água para a propriedade e também diminuir a demanda de atendimento da Defesa Civil nos períodos de estiagem.

As cisternas que estão sendo construídas em Palma Sola, são as de Pead, que são as escavadas, tendo um custo benefício melhor que a comprada, pois irá utilizar a lona geomembrana, o que permite, por exemplo, uma capacidade de 250 mil litros a um custo mais baixo. Uma cisterna dessa capacidade custa cerca de 24 mil e 500 reais. Uma cisterna de um milhão de litros custa em torno de 45 a 50 mil reais.

Foto(s): Daiane Benetti - ASCOM

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.