cresol mobile

22.07.2020 às 13:27h - atualizado em 22.07.2020 às 14:24h - Cultura

Ações da comunidade resgatam e valorizam eventos da Semana Alemã cancelada em função da pandemia

Joana Reichert

Por: Joana Reichert Iporã do Oeste - SC

Ações da comunidade resgatam e valorizam eventos da Semana Alemã cancelada em função da pandemia

Continua depois da publicidade

O evento este ano, estaria na 12ª edição, mas em função da pandemia foi cancelado.

Conforme o coordenador da Deutsche Woche de São João do Oeste, Andre Klunk, o ano está sendo difícil também para o setor cultural, com o cancelamento de vários eventos, a exemplo da 12ª Semana Alemã, bem como, todas as atividades presenciais dos grupos e bandinhas do município. Aulas de musicalização e teatro estão sendo realizadas a distância, com a orientação repassada pelos instrutores aos alunos por plataforma digital.

O coordenador destaca que apesar de não haver a tradicional Deutsche Woche, a cidade toda está em clima de festa com decoração alusiva nas lojas. Ele cita que as escolas estão realizando atividades à distância com os alunos, como a confecção de receitas da culinária alemã e relembrando costumes germânicos.

No domingo, quando seria a abertura da Semana Alemã, ocorreu um desfile diferente do Bierwagen pela cidade, desta vez sem distribuição de chopp para evitar aglomerações.

Andre Klunk destaca que durante a semana o comércio também fará sorteios. Neste domingo, dia 26, será realizada uma live para relembrar os principais eventos das edições anteriores. A transmissão será a partir das 19 horas pelo canal oficial do evento no youtube: www.youtube.com/semanaalema.

O coordenador comenta que as ações alusivas a Semana Alemã e de divulgação do evento pelas redes sociais foram uma iniciativa da própria população, que de forma espontânea iniciou a decoração das casas e estabelecimentos comerciais.

Ele avalia que mesmo sem festa, os munícipes estão preservando e valorizando a cultura alemã, e este evento, que tanta alegria traz não apenas a população local, mas de toda região e até estados vizinhos.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.