22.06.2024 às 08:41h - atualizado em 22.06.2024 às 08:47h - Geral

Assinada licitação da primeira etapa do projeto de captação de água do Rio das Antas em Iporã

Cleide Thessing

Por: Cleide Thessing Iporã do Oeste - SC

Assinada licitação da primeira etapa do projeto de captação de água do Rio das Antas em Iporã
Foto: Arquivo/ Rádio Oeste

Foi realizada na última quinta feira, 20, por meio de pregão eletrônico, a licitação da primeira etapa do projeto para captação de água do rio das Antas. Na oportunidade ficou definida a empresa que fará a execução do trabalho.

O Próximo passo consiste na apresentação da documentação da empresa, para a elaboração e formalização do contrato, para a posterior emissão da ordem de serviço.

Conforme o Secretário de Planejamento e gestão Wilson Mallmann, o projeto que é um anseio de longa data da comunidade e um sonho do ex prefeito Adélio Marx, visa a captação de água do Rio das Antas na comunidade de Linha Vitória, contemplando as comunidades da região norte do interior do município.

A ideia do projeto surgiu em 2021, durante o período de estiagem, onde houveram diversos transtornos com o transporte de água para as comunidades que estavam sem água.

Mallmann frisa que o projeto será executado em três etapas e vai atender em torno de 400 famílias que residem nas comunidades de Linha Vitória, Iratin, Linha Real, Linha Lenkner Linha Vorá, Iratim, Linha Real, Linha Lenkner, além das sedes sociais de Linha Vitória, Iratin, Linha real, Vorá, União da Serra, Esperança, Pavão, Preferido Alto, Taquaruçu, Barra grande, São Vendelino, podendo ser ampliado futuramente para as comunidades de Lagoa dos Patos e Piraju.

O Secretário de Planejamento e Gestão enfatiza que a primeira etapa do projeto consiste na captação de água do Rio Antas, instalação da rede adutora até a estação de tratamento que será construída na Linha Vitória e posterior instalação de rede de recalque de água, com estações elevatórias intermediarias. Nessa primeira etapa serão contempladas as famílias de Linha Vitória, Vorá, União da Serra, Linha Real e Linha Iratim.

A segunda etapa do projeto Rio das Antas, visa a construção da rede de distribuição de água que irá abastecer as comunidades de Linha Lenkner, Pavão, Esperança e Preferido Alto.

Já na terceira etapa, Wilson Mallmann explica que será feita a construção de um reservatório na linha São Vendelino e a instalação da rede adutora e rede de distribuição que vai levar a água para as famílias de São Vendelino, Linha Taquaruçu e Barra Grande.

O Secretário de Planejamento e Gestão frisa que a primeira etapa do projeto está avaliada em 4 milhões de reais, a segunda em 900 mil reais e a terceira ultrapassa os 2 milhões de reais.

O investimento total até a conclusão da obra supera os 7 milhões de reais.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.