22.06.2023 às 14:53h - Frio

Baixas temperaturas podem causar ‘reviravolta’ no humor dos catarinenses

Cristian Lösch

Por: Cristian Lösch São Miguel do Oeste - SC

Baixas temperaturas podem causar ‘reviravolta’ no humor dos catarinenses

O inverno começou nesta quinta-feira, 21, e os catarinenses podem ter mudanças drásticas de humor devido às baixas temperaturas. A afirmação veio de um estudo realizado no Departamento de Psicologia Médica, da King’s College/Universidade de Londres. Segundo os pesquisadores, em países tropicais como o Brasil, uma média de 1% da população é afetada pela depressão de inverno.

O número pode até parecer pequeno em porcentagem, mas representa cerca de 2 milhões de brasileiros.

Para entender o fenômeno, o portal ND+ conversou com o psicólogo Rafael Frasson, que explicou o que acontece com o cérebro humano nesta época do ano.

Segundo Frasson, é comum que as pessoas tenham um tipo de humor deprimido sazonal, agravado pelas baixas temperaturas.

“O ambiente frio, faz com que as pessoas se acomodam mais em suas casas, evitando sair. Isso faz com que as pessoas se relacionem menos umas com as outras, podendo criar um momento de solidão. Para algumas pessoas isso pode gerar sintomas psicológicos, pois nós humanos necessitamos de uma certa forma nos relacionar com os outros. Quando isso não acontece ou diminui, como no caso da pandemia, pode gerar em algumas pessoas um desconforto emocional”, opina.

Sem luz, sem ânimo

O estudo da Universidade de Londres apontou ainda que a falta de luz afeta diretamente o humor depressivo. Isto porque, de acordo com os pesquisadores, a baixa luminosidade solar dificulta, também, a absorção da vitamina D, relacionada ao combate de sintomas depressivos.

Outro fator relatado pelos pesquisadores é que a falta de luz solar também ajuda a diminuir os níveis de serotonina e de dopamina no corpo. As substâncias são neurotransmissores responsáveis pela sensação de felicidade e capazes de regular as atividades cerebrais.

Dicas para melhorar seu humor

Para melhorar os sintomas de humor depressivo, Frasson dá algumas dicas práticas do que você pode agregar ao seu cotidiano. Confira:

Ter momentos de lazer ao ar livre em dias de sol, por mais que esteja frio;

Continuar com as atividades físicas, podendo diminuir a frequência, mas não deixar de praticar;

Ter momentos de convívio social, visitando ou recebendo amigos.

Riscos para o inverno

A Defesa Civil de Santa Catarina prevê que a estiagem no Grande Oeste seja amenizada e até revertida nos próximos meses.

Outro alerta é de que há chance de eventos de chuva volumosa, com risco para inundações, enxurradas e deslizamentos.

Os episódios de frio intenso, com registro de temperaturas negativas e congelamento de pistas também podem ser registrados. A pasta pede para que a população se mantenha aquecida e não esqueça de beber água.

Já os danos provocados por eventos de agitação marítima e ressaca devem ser menos frequentes em relação a um inverno típico. Porém, os nevoeiros se tornam mais comuns, com risco para trânsito e navegação.

Fonte: ND +

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.