22.06.2022 às 20:24h - Agricultura

Itapiranga já investiu mais de um milhão de reais em Bônus Agrícola

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Itapiranga já investiu mais de um milhão de reais em Bônus Agrícola
Foto: Diana Isabel/Arquivo Rede Peperi

Itapiranga disponibiliza altos valores em diferentes formas de incentivo agrícola. O município é referência em contribuir com os agricultores no desenvolvimentos da atividades produtivas.

O vice-prefeito de Itapiranga relata otimismo com o volume de recursos que os produtores rurais já obtiverem em diversos programas do município. Nilo Bourscheidt lembra que o destaque é o Bônus Agrícola que já supera um milhão e 100 mil reais para 1.160 agricultores. Os recursos são liberados com base na movimentação no bloco de produtor rural do ano passado. O orçamento da Secretaria da Agricultura de Itapiranga para o pagamento do crédito do programa de fomento ao desenvolvimento agropecuário é de um milhão e 600 mil reais.

A meta é contemplar 1.500 produtores que recebem os recursos como forma de incentivo à produção. Bourscheidt também chama atenção para os novos programas implantados neste ano, com destaque para o de Sustentabilidade Hídrica. O orçamento é de 900 mil reais como forma de auxílio para armazenamento de água no interior de Itapiranga. O vice-prefeito afirma que esta é uma etapa do planejamento a longo prazo para garantir água no interior até mesmo em prolongadas estiagens.

Nilo Bourscheidt afirma que o período de chuvas reduziu o interesse neste tipo de investimento. O programa de Sustentabilidade Hídrica paga 12% do valor investido pelo produtor rural. O orçamento para este programa é de 900 mil reais, porém, até o momento foram pagos 140 mil reais, valor considera abaixo da meta.

Melhoramento Genético já possui 21 propriedades com adesão ao novo programa de incentivo da prefeitura de Itapiranga. O vice-prefeito, Nilo Bourscheidt explica que o município fez ajustes para conceder maior autonomia aos produtores rurais sobre raças usadas no Melhoramento Genético. 21 produtores já optaram em comprar de forma individual o sêmen e contar com subsídio da Secretaria da Agricultura. Bourscheidt avalia que é uma forma de contribuir com o aumento da produção de leite.

Nilo Bourscheidt destaca ainda investimentos em exames de Brucelose e Tuberculose. Objetivo é contribuir com os agricultores que tiverem registro da doença na propriedade.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.