22.06.2021 às 16:57h - atualizado em 22.06.2021 às 17:01h - Saúde

Falta de profissionais dificulta atendimento especializado na saúde

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Falta de profissionais dificulta atendimento especializado na saúde

A informação é do diretor do Hospital Sagrada Família-Santé de Itapiranga, Janir Bach. De acordo com ele, o investimento em estrutura e a busca por profissionais é constante. Cita que em pouco mais de um ano, ocorreu a ampliação de atendimento com novos funcionários, pois o hospital passou de 26 para 40 profissionais.

Existe uma busca constante do Instituto Santé por profissionais médicos. A contratação depende de um alinhamento com especialistas e pacientes para atender a demanda, porém, com garantia de serviço aos médicos contratados.

Janir Bach chama atenção para a importância da contrapartida dos municípios que complementam os custos dos médicos. As Secretarias Municipais da Saúde configuram em uma importante parceria.

O Hospital de Itapiranga presta atendimento aos 17 municípios da Amerios e 19 da Ameosc, principalmente em questões de Ortopedia e Vascular com escleroterapia. A prioridade no momento é ter especialistas em neurologia e cardiologia. O diretor diz que o Instituto Santé busca facilitar o acesso da população via consórcio intermunicipal de saúde, secretarias municipais e também atendimento particular.

Janir Bach destaca que o Santé realiza contrato com profissionais, visando atendimento em Itapiranga, Guaraciaba e Dionísio Cerqueira. Já o Hospital Regional de São Miguel do Oeste tem outra modalidade de contrato.

Pandemia atrasou projeto de contratação de novos profissionais para especialidades médicas. Hospital depende da demanda que foi afetada devido às restrições impostas. O diretor do Hospital Sagrada Família - Santé, Janir Bach, informa que no momento a prioridade está na realização de cirurgias gerais para reduzir a fila de espera da Secretaria da Saúde de Itapiranga.

Procedimentos estão em atraso devido a interrupção dos serviços em virtude da pandemia. O diretor informa que atualmente são poucas internações relacionadas a Covid gerando uma situação mais tranquila. O Hospital de Itapiranga conta com recursos extras para investimento e já recebeu 400 mil reais de emenda parlamentar da deputada Carmen Zanotto para o pagamento de despesas e investimentos em melhorias.

Várias aquisições são realizadas para o centro cirúrgico. Planejamento também inclui adequações exigidas pela vigilância sanitária nas salas de realização de endoscopia e colonoscopia.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.