22.05.2024 às 15:12h - Saúde

Vigilância Sanitária alerta sobre alimentos fora do prazo de validade em Itapiranga

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Vigilância Sanitária alerta sobre alimentos fora do prazo de validade em Itapiranga
Foto: Arquivo Rede Peperi

A situação surge principalmente com vendedores ambulantes no município. Conforme o Fiscal Sanitário Vander Grings, os trabalhos da vigilância seguem com fiscalizações de rotina. No geral, os vendedores ambulantes possuem cuidados com os alimentos, mas existem casos pontuais em que ocorrem infrações. O Fiscal ressalta que a vigilância sanitária realiza fiscalizações rígidas pois a saúde pública não pode ser mensurada em valores econômicos. Grings cita que nos últimos dias, por meio de uma denúncia, a vigilância sanitária realizou uma fiscalização onde foi determinada a inutilização de quatro mil e 300 quilos de alimentos. Os produtos de estavam deteriorados.

Vigilância Sanitária orienta vendedores ambulantes sobre cuidados com alimentos para evitar punições. O município é referência no número de vendedores ambulantes na região. Conforme o fiscal Vander Grings, o grande número de vendedores de alimentos não perecíveis, preocupa a entidade. O fiscal salienta que são realizadas diversas fiscalizações de rotina. Ele menciona que existem casos em que os vendedores são notificados. As intimações são baseadas no risco à população, podendo gerar punições aos vendedores. Vander Grings explica que a população deve tomar cuidado com as compras alimentícias, cuidando principalmente os prazos de validade e as condições dos alimentos oferecidos. O fiscal avalia positivamente os cuidados dos estabelecimentos comercias do município, sendo baixo o número de notificações.

Apoio de outras entidades agrada a Vigilância Sanitária de Itapiranga. Demandas do município são diferentes e órgãos de fiscalização atuam em parceria. Conforme o fiscal, Vander Grings existe uma gama muito ampla de trabalho da equipe em Itapiranga, em frigoríficos, serviços de alimentação e indústrias alimentícias. Ele destaca o apoio da regional São Miguel do Oeste. Grings explica que existem estabelecimentos que são de competência estadual, onde a equipe de São Miguel realiza os a fiscalização. O fiscal ressalta a participação do setor de Tributos na fiscalização dos vendedores ambulantes. Vander Grings reitera a importância da integração, dividindo o trabalho em esferas de cada área.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.