22.04.2022 às 13:51h - atualizado em 22.04.2022 às 16:55h - Educação
Os alunos do Curso Técnico em Agropecuária da Casa Familiar Rural de Riqueza participaram na manhã desta quinta-feira, 21, de uma atividade voltada para as áreas técnicas e do ensino regular, que é composto por 18 disciplinas no total. A atividade foi realizada na comunidade de Linha Antas, no interior de Mondaí, na propriedade da família da aluna Eduarda Letícia Baumgratz.
Na oportunidade, os estudantes puderam conhecer de perto um pouco da história do casal Edgar e Eunice Baumgratz, que hoje são os únicos que ainda trabalham com a produção e venda de diversidades de cítricos. Acompanhados pelo professor da área técnica, Valdemir Damiani, e demais professores, os alunos conheceram a propriedade da família e seus cultivos.
A aluna detalhou que o projeto desenvolvido por ela teve como temática a plantação de alface. O objetivo é de agregar valor para a propriedade e servir como uma futura fonte de renda. Eduarda Baumgratz explica que a atividade foi passada pela escola ainda em 2020 e após estudos, o projeto foi iniciado em 2021 na propriedade. Ela contou à reportagem da Rede Peperi que esteve no local, que inicialmente pretendia trabalhar com morangos e hidroponia, mas acabou optando pelo plantio de alfaces por ser uma fonte de renda mais barata e que exige menos manejo para o plantio e colheita.
O projeto foi desenvolvido com o apoio da escola e o melhor projeto escolhido entre todos os alunos participantes, receberá uma contribuição financeira como forma de incentivo. Em conclusão aos estudos que compreendem o projeto, chegou-se a conclusão que o cultivo de alface é rentável, pois os cálculos apontaram um lucro de 42% sobre a cultivada, levando-se em conta todos os custos apresentados no projeto.
Foto(s): Vandonei dos Santos/ Rede Peperi
Comentar pelo Facebook