22.04.2022 às 11:29h - Religião

Após dois anos, Romaria de Caravaggio será retomada com programação normal

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Após dois anos, Romaria de Caravaggio será retomada com programação normal
Foto arquivo: Cristian Lösch/ Portal Peperi

Após dois anos de pandemia da Covid-19, a tradicional Romaria de Caravaggio será retomada com uma programação completa neste ano. A informação é do coordenador da comunidade de Linha Caravaggio, Guaraciaba, Celso Gasperin.

Ele foi entrevistado nesta semana no RPN Segunda Edição e destacou a programação completa que será realizada no mês que vem para comemorar a 55ª edição do tradicional momento religioso. Conforme ele, serão realizadas celebrações e momentos religiosos desde o dia primeiro de maio até o dia 26 de maio, data em que é comemorado o dia de Nossa Senhora do Caravaggio.

O primeiro evento da Romaria de Caravaggio deste ano será a missa do trabalhador no dia primeiro de maio. A celebração será realizada às 9h e após haverá almoço e jogos diversos. Após essa data, todas as noites haverá a reza do terço sempre às 20h no santuário. Já entre os dias 23 e 25 vai acontecer o tríduo e no dia 26, uma quinta-feira haverá a grande parte religiosa e também festiva.

Apenas no dia 26 de maio serão três celebrações, sendo às 6h, 10h e 19h30. Como de costume, a missa de maior público deve ser a que será realizada às 10h e que tradicionalmente conta com a transmissão da Rádio Peperi FM, 99,9. Uma novidade neste ano é a realização da última celebração às 19h30 que visa beneficiar trabalhadores do setor privado e público que não podem comparecer durante o dia.

O coordenador da Romaria de Caravaggio, Celso Gasperin, lembrou que a presença do bispo Dom Odelir Magri ainda não está confirmada na missa das 10h, visto o pontífice ter passado por um procedimento cirúrgico.

Ele lembrou que o tema da romaria deste ano é “Maria educadora da paz e da verdade, ensina-nos a sermos verdadeiros”.

Celso Gasperin garantiu que além da parte religiosa, nesta edição, a comunidade de Caravaggio vai voltar com força total na parte festiva também, como por exemplo, com a realização de cafés da manhã, almoços e jantares, além de serviço completo em outros horários. Ele destacou que toda a estrutura da comunidade estará à disposição e mesmo que o tempo seja chuvoso, haverá estrutura para abrigar os devotos e simpatizantes. Ele citou que na noite de 25 de maio será servido sopa de mondongo e de agnoline. Já no dia 26 haverá o tradicional churrasco.

Ao todo, a comunidade de Linha Caravaggio espera reunir entre cinco e seis mil pessoas na romaria deste ano, sendo que o maior público deve ser no dia 26, onde são esperadas entre quatro e cinco mil pessoas. Também são esperadas a venda de 1.400 kg de carne.

Ele comentou que os romeiros poderão fazer a caminhada pela BR-163 até o santuário visto que o trecho será sinalizado e contará com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e demais órgãos de segurança. No dia 26 à tarde também será realizado um matinê, finalizando desta forma, a quinquagésima quinta edição da Romaria de Caravaggio.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.