22.04.2021 às 17:07h - atualizado em 22.04.2021 às 17:24h - Coronavírus

Cuidados da população e vacinas fazem casos de Covid reduzirem no município

Adilson Kipper

Por: Adilson Kipper Iporã do Oeste - SC

Cuidados da população e vacinas fazem casos de Covid reduzirem no município

Os casos de coronavírus reduziram significativamente na região, na contramão do estado, que tem registrado aumento. Na avaliação do secretário de Saúde de Iporã do Oeste, Valtuir Dal Bosco, o momento permite ao setor dar atenção maior para outros tipos de atendimento, ainda que o foco seja a prevenção à Covid-19. O secretário enfatiza que a equipe de Saúde tem conseguido conscientizar a população, que por sua vez toma os cuidados relativos à pandemia, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social.

Da mesma forma, observa que os estabelecimentos estão evitando aglomerações, o que também ajuda a reduzir casos. Dal Bosco orienta, por outro lado, que ao notar qualquer sintoma a pessoa deve ir ao seu ESF no Centro de Saúde. Os médicos averiguam se a pessoa tem sintomas de Covid e então fazem o teste, que ultimamente tem resultado em poucos casos positivos.

Até o momento, Iporã do Oeste já aplicou 2.465 vacinas contra Covid-19, entre primeira e segunda dose. Algumas pessoas têm medo da vacina ou querem saber de onde ela vem, por isso continuam resistentes à aplicação. Seja ela do Butantan ou da Fiocruz, Dal Bosco assegura que a vacina garante o efeito necessário para que as pessoas não tenham sintomas de Covid. A Anvisa exige que as doses sejam distribuídas e aplicadas da forma correta e os insumos que chegam ao município são de qualidade. Devido à distribuição de vacinas por todo país, o município só é informado sobre o fornecedor pouco tempo antes de chegarem novos lotes.


VACINAÇÃO CONTRA GRIPE E MEDICAMENTOS


Na última semana também iniciou a vacinação contra gripe, para crianças de seis meses a seis anos, gestantes e puérperas. Esta vacinação prossegue nos próximos dias, conforme o Ministério da Saúde encaminhar as doses para a Secretaria de Saúde de Iporã do Oeste. Segundo Dal Bosco, muitos sintomas de gripe se confundem com os de Covid, por isso demandam atenção. Por outro lado, constata que houve poucos casos de gripe no último inverno e credita isso ao fato de as pessoas se protegerem com o uso da máscara.

Quanto aos demais medicamentos, o secretário admite que o município enfrenta dificuldades, mas compra conforme a possibilidade e se mostra satisfeito com os insumos obtidos. Valtuir Dal Bosco avalia que o município está num período de transição na saúde pública, no qual os casos de Covid-19 estão diminuindo depois de um aumento elevado.

De acordo com o secretário, o município não tem muitas informações de outras enfermidades, pois muitas pessoas evitam ir ao posto de saúde, em função da pandemia. Admite que a demanda será ampla e que as equipes dos ESFs estão completas para o atendimento voltar ao normal. No momento, a prioridade segue para casos de urgência. Dal Bosco defende que possíveis medidas de flexibilização devem partir da Ameosc e que Iporã do Oeste vai participar desta discussão. Novos atendimentos no posto de saúde serão divulgados nos meios de comunicação.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.