22.03.2021 às 14:04h - atualizado em 22.03.2021 às 19:51h - Animais

Setor Epidemiológico captura nove escorpiões no centro

Maruhan França

Por: Maruhan França São José do Cedro - SC

Setor Epidemiológico captura nove escorpiões no centro

Agentes de Endemias de São José do Cedro realizaram a captura de nove escorpiões no centro, na noite de sexta-feira (19).

A informação é do profissional do Setor Epidemiológico, Valmir Ziglioli. Em entrevista para a Rádio Cedro, emissora da Rede Peperi, ele comentou que, após ser comunicado sobre os animais peçonhentos, os agentes realizaram uma vistoria na noite de sexta-feira (19) que se estendeu até as 22h30, na esquina das Ruas Maranhão e Paraná, no centro de São José do Cedro.

Conforme Ziglioli, os animais estavam próximos a entulhos de materiais de construção, telhas, madeiras apodrecidas entre outros, o que é propício para o surgimento destes animais peçonhentos.

Ele comentou que dois escorpiões já foram encaminhados para Florianópolis para análise dos profissionais, e conforme Valmir, o objetivo foi para saber se estes animais eram venenosos, o que acabou se confirmando. Os outros também serão encaminhados para a mesma análise.

O profissional salientou que esta foi a primeira captura destes tipos de animais em São José do Cedro, neste ano. A preocupação dos agentes agora é, em caso de alguma picada em humano, o veneno poderá causar a morte se não for procurada a emergência. Até o momento não há informações de que alguém tenha sido picado pelos escorpiões.

De acordo com ele, a partir desses primeiros animais encontrados no município, os serviços dos agentes estarão sendo focados nos pontos onde foram encontrados os escorpiões para evitar a criação e a captura de outros. O profissional disse que, provavelmente, deve haver mais animais deste tipo no mesmo local e pede a atenção dos moradores para os cuidados.

Valmir salientou que, como foi o primeiro caso, foram necessários os trabalhos em parceria com os agentes da regional e com o agente de endemias local, Mateus Romera.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.