22.03.2021 às 20:58h - atualizado em 22.03.2021 às 21:12h - Meio Ambiente
O Dia Mundial da Água, comemorado nesta segunda-feira, 22, promove reflexão sobre a própria existência da humanidade, que depende diretamente dos recursos hídricos. O extensionista rural da Epagri de Descanso, Zolmir Frizzo, lembra que já nos nove meses em que o feto está no útero da mãe, ele fica mergulhado na água. Mais de 70% do organismo humano é composto pelo líquido e a mesma quantidade de água representa o planeta.
Na visão do extensionista da Epagri, todos são responsáveis pela preservação da água. As mídias, os governos e as escolas vem trabalhando há muito tempo para conscientizar sobre os recursos hídricos. Da mesma forma, segundo Frizzo, todas as pessoas devem cumprir seu papel, ao invés de culpar a legislação ambiental por ser rígida. Um exemplo que ele cita é respeitar o perímetro da mata ciliar e os córregos, onde não é possível cultivar lavouras.
Gerações anteriores precisaram derrubar matas para a sobrevivência e hoje o desafio é preservar o que restou. Com as tecnologias disponíveis, o extensionista da Epagri de Descanso salienta que hoje é preciso pensar sobre como produzir em áreas menores. Zolmir Frizzo reconhece que a região é bastante acidentada, por outro lado, os agricultores são eficientes no que fazem e existem exemplos de propriedades com trabalho excelente do ponto de vista da gestão do solo, da água e da receita da propriedade.
Frizzo observa que o consumo de água aumentou bastante
e as estiagens recentes demandam cada vez mais eficiência na gestão
deste recurso. Neste sentido, ressalta a necessidade de preservar o
principal reservatório de água, que é o solo, e de construir
cisternas para fazer armazenamento e se prevenir das próximas
estiagens.
Comentar pelo Facebook