22.03.2020 às 09:42h - atualizado em 22.03.2020 às 09:45h - Saúde

Número de moradores com sintomas respiratórios em isolamento sobe para 32 em SMOeste

Marcos Meller

Por: Marcos Meller São Miguel do Oeste - SC

Número de moradores com sintomas respiratórios em isolamento sobe para 32 em SMOeste
Foto: Reprodução

O Comitê de Acompanhamento de Isolamento e Quarentena do coronavírus de São Miguel do Oeste confirmou na manhã deste domingo, 22, que o número de pessoas com sintomas respiratórios em isolamento domiciliar subiu para 32. Até ontem, cerca de 20 moradores que apresentaram sintomas leves como febre, tosse e coriza estavam com a recomendação de isolamento. Entre o sábado e o domingo, mais 12 pessoas com esses sintomas passaram a ser monitoradas pelo comitê.

Esses moradores procuraram atendimento médico e foram orientados a permanecer em casa por 14 dias. Os profissionais do Comitê de Acompanhamento de Isolamento e Quarentena fazem contato diário com essas pessoas para acompanhar a evolução do quadro de saúde delas. O monitoramento é feito por telefone para evitar o contato pessoal entre os profissionais da saúde e os moradores que apresentam sintomas respiratórios.

A Vigilância Epidemiológica Municipal esclarece que, até este momento, não recebeu retorno do Lacen (Laboratório Central) quanto aos resultados dos dois exames suspeitos de contaminação pelo coronavírus (Covid-19) coletados no município. Tão logo os resultados sejam liberados, os pacientes e seus familiares serão informados, e, em seguida, a população.

De acordo com o enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, Marcos Bortolanza, nenhum paciente está em internação hospitalar no momento com estes sintomas, mas todos os cuidados preventivos são necessários, já que o município também é considerado como de contaminação comunitária. “Ou seja, o vírus está circulando entre nós, e o melhor que as pessoas podem fazer para colaborar é não saírem de casa”, finaliza.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.