22.02.2020 às 09:09h - atualizado em 22.02.2020 às 09:12h - Saúde
De acordo com a coordenadora da Sala de Situação e do programa de combate a Dengue em Descanso, Edilene Lorenski, a situação é considerada preocupante no município. Descanso está com 104 focos do mosquito Aedes Aegypti.
Edilene afirma que o setor da vigilância epidemiológica está realizando um trabalho intenso de fiscalização, com a coleta das larvas e o envio para a análise. Proprietários dos imóveis onde estas larvas são encontradas estão recebendo, desde dezembro do ano passado, uma infração.
A coordenadora cita que são 43 focos encontrados em armadilhas, 11 focos em pontos estratégicos, mais 49 focos encontrados em casas, comércios e terrenos baldios, e um foco foi encontrado em linha Campinas. Dessa forma, a comunidade passou a ser considerada infestada também, com monitoramento mais frequente a cada dois meses.
Os focos são encontrados principalmente em pneus, lonas, baldes, bebedouros, cisternas, piscinas, lixo, bromélias, regador, vaso sanitário em desuso, calhas, cano de parabólica ainda não vedado e tanques.
Edilene Lorenski afirma que a expectativa é que a população passe a colaborar mais a partir da segunda visita dos profissionais que fazem a fiscalização.
A coordenadora da Sala de Situação destaca que já foram infracionados 33 proprietários, nove multados, 14 que receberam advertência, dez ainda para serem julgados, 12 que ainda serão cadastrados no sistema e quatro proprietários receberam termo de compromisso para adequação do imóvel, totalizando 82 imóveis infracionados com criadouros do mosquito Aedes Aegypti até o dia 20 de fevereiro.
Edilene pede mais uma vez que os munícipes colaborem, considerando que a situação é muito preocupante, e há casos confirmados de dengue em Maravilha, município bem próximo.
Na imagem, os pontos com focos da dengue registrados em Descanso.
Comentar pelo Facebook