22.02.2020 às 09:09h - atualizado em 22.02.2020 às 09:12h - Saúde

Focos da dengue crescem em Descanso e população é cobrada para maior contribuição

Adilson Kipper

Por: Adilson Kipper Iporã do Oeste - SC

Focos da dengue crescem em Descanso e população é cobrada para maior contribuição

De acordo com a coordenadora da Sala de Situação e do programa de combate a Dengue em Descanso, Edilene Lorenski, a situação é considerada preocupante no município. Descanso está com 104 focos do mosquito Aedes Aegypti.

Edilene afirma que o setor da vigilância epidemiológica está realizando um trabalho intenso de fiscalização, com a coleta das larvas e o envio para a análise. Proprietários dos imóveis onde estas larvas são encontradas estão recebendo, desde dezembro do ano passado, uma infração.

A coordenadora cita que são 43 focos encontrados em armadilhas, 11 focos em pontos estratégicos, mais 49 focos encontrados em casas, comércios e terrenos baldios, e um foco foi encontrado em linha Campinas. Dessa forma, a comunidade passou a ser considerada infestada também, com monitoramento mais frequente a cada dois meses.

Os focos são encontrados principalmente em pneus, lonas, baldes, bebedouros, cisternas, piscinas, lixo, bromélias, regador, vaso sanitário em desuso, calhas, cano de parabólica ainda não vedado e tanques.

Edilene Lorenski afirma que a expectativa é que a população passe a colaborar mais a partir da segunda visita dos profissionais que fazem a fiscalização.

A coordenadora da Sala de Situação destaca que já foram infracionados 33 proprietários, nove multados, 14 que receberam advertência, dez ainda para serem julgados, 12 que ainda serão cadastrados no sistema e quatro proprietários receberam termo de compromisso para adequação do imóvel, totalizando 82 imóveis infracionados com criadouros do mosquito Aedes Aegypti até o dia 20 de fevereiro.

Edilene pede mais uma vez que os munícipes colaborem, considerando que a situação é muito preocupante, e há casos confirmados de dengue em Maravilha, município bem próximo.

Na imagem, os pontos com focos da dengue registrados em Descanso.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.