22.02.2020 às 09:57h - Prefeitura

Descanso inicia articulações para resgate histórico do município

Adilson Kipper

Por: Adilson Kipper Iporã do Oeste - SC

Descanso inicia articulações para resgate histórico do município

Na quinta-feira o prefeito Sadi Bonamigo visitou dona Stanislava Anna Lorenski, de 92 anos. Em 1945 dona Anna, como é conhecida, veio com seu marido Bruno Lorenski para a Vila Polonesa, como era chamada Descanso na época.

Após dois anos, o casal comprou um pequeno estabelecimento no centro da vila e o transformou em uma mercearia, que passou também a churrascaria e padaria, onde dona Anna fazia pães e tortas.

Posteriormente a casa da família também se tornou rodoviária e agência dos correios, sendo que era dona Anna quem recebia as cartas e as entregava para os moradores da vila.

A família empreendedora, buscando oferecer novidades, foi uma das primeiras a possuir rádio e telefone, além de abrir uma sorveteria quando o sorvete nem era conhecido pelos moradores.

Dona Anna, que é cuidada por seu filho Evaldo Lorenski, lembra das suas experiências. Ela conta que quando abriram a sorveteria um senhor comprou picolés para levar para seus filhos e ficou chateado porque quando chegou em casa só tinha os palitos.

Conforme o prefeito, a administração quer resgatar a história das pessoas que começaram a construir o que hoje é o município de Descanso.

Fonte: Ascom Descanso

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.