22.02.2018 às 07:36h - atualizado em 22.02.2018 às 07:38h - Saúde

Mais de 47 mil doses de vacina contra febre amarela já foram aplicadas em SC

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Mais de 47 mil doses de vacina contra febre amarela já foram aplicadas em SC

Desde o início do ano até o dia 20 de fevereiro, cerca de 47,2 mil doses da vacina contra febre amarela foram aplicadas em Santa Catarina. O número, que ainda pode sofrer atualização, foi divulgado nesta quarta-feira, 21, pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica.

Em 2017, durante todo o ano foram aplicadas 201,9 mil doses, número que também pode sofrer alteração, visto que até abril do ano passado, o recomendado eram duas doses da vacina. Depois, a orientação passou a ser de dose única.

Além disso, o boletim mostra que neste ano foram identificados 22 casos suspeitos, sendo que 19 foram descartados, e outros dois permanecem em investigação, aguardando resultado laboratorial, e um foi confirmado.

Na comparação com o ano passado inteiro, foram 17 casos suspeitos no estado, sendo todos descartados.

Os dois casos que continuam em investigação tiveram histórico de deslocamento para áreas com recomendação de vacina nos 15 dias antes do início dos sintomas. Os pacientes viajaram para Minas Gerais e São Paulo e nenhum deles havia tomado a vacina contra a doença.

Conforme a Dive, pessoas que vão se deslocar para os estados com transmissão ativa da doença, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia e catarinenses que vão para as cidades com área de recomendação da vacina, devem se imunizar pelo menos 10 dias antes da viagem.

Além disso, crianças com nove meses de idade, independentemente do local de residência, devem ser vacinadas conforme calendário nacional de vacinação em vigor em 2018.

Comentar pelo Facebook

AL Contabilidade
Advocacia Fávero
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.