22.01.2026 às 09:12h - Santa Catarina
Santa Catarina registrou 225 tentativas de feminicídio durante o ano de 2025, segundo os dados divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública nesta terça-feira (20). O número coloca o Estado em 5° lugar entre os que mais registraram esse tipo de crime no Brasil no último ano, e representa uma alta de 6,64% em relação aa 2024, quando as cidades catarinenses tiveram 211 casos.
O crime de tentativa de feminicídio, previsto no artigo 121 do Código Penal, acontece quando um homem tenta matar uma mulher por razões de gênero — incluindo violência doméstica, familiar ou por menosprezo, ou discriminação à condição feminina — mas a morte não se consuma.
Em Santa Catarina, a cidade com maior número de ocorrência foi Florianópolis, com 14 casos, segundo o relatório da pasta. Blumenau, Criciúma e Itajaí vêm logo em seguida no ranking, com 11 casos, enquanto Joinville e Palhoça registraram nove casos cada. Ao todo, 82 municípios catarinenses registraram ocorrências, o que equivale a 27% das 295 cidades no Estado.
O território catarinense teve, segundo os dados divulgados, 2,75 tentativas de feminicídio por 100 mil habitantes, um aumento em relação ao ano de 2024, quando a taxa ficou em 2,65 casos a cada 100 mil. O mês com mais tentativas de feminicídios no Estado foi fevereiro, com 47 casos, seguido por dezembro, com 21 registros, e março, com 19.
Já em relação aos feminicídios consumados, foram 52, uma média de um por semana ao longo de 2025 em Santa Catarina.
Fonte: NSC Total
Comentar pelo Facebook