22.01.2026 às 11:20h - Agricultura
Os incentivos do município vão além do pagamento de bônus pela produção. Segundo o Prefeito em exercícios de São João do Oeste, Orlando Royer, é preciso buscar alternativas para evoluir a produção leiteira. Ele considera que o investimento em melhoramento genético é fundamental para aumentar a competividade com rebanho de alta qualidade.
O planejamento inclui inclusive a genotipagem com sêmen sexado, adequado para cada vaca, para gerar filhas com maior produção de leite. Royer considera que são pequenos detalhes que fazem diferença no faturamento e no interesse dos produtores em manter as atividades.
“Outra medida é a transferência de embrião, com a compra de material de alta qualidade ou até mesmo selecionando animais no próprio plantel do produtor rural” explica. De acordo com Orlando Royer, cabe ao município conceder incentivos, não apenas financeiro, também com palestras e treinamentos para implantar os programas com sucesso.
Ele cita que os produtores de São João do Oeste já possuem média de até 48 litros por dia, sendo que as melhores vacas produzem mais de 50 litros de leite diariamente. O apoio é justificado pelo empenho dos produtores, que fazem sua parte para aumentar o volume de leite.
O Prefeito em exercício projeta as atividades do ano na secretaria da Agricultura com planejamento envolvendo as demandas que recebe de diferentes setores. Orlando Royer realiza reuniões com avicultores, suinocultores, produtores de leite, criadores de gado de corte, criadores de ovelha e outros. Ele menciona que está ocorrendo aumento na procura pela carne de ovelha, porém existe baixa oferta em escala comercial.
“É preciso identificar carências para buscar soluções por meio de cursos com assistência técnica para aperfeiçoamento dos diferentes sistemas de produção” reforça Chama atenção que os projetos são desenvolvidos com parceria e aprovação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.
Comentar pelo Facebook