22.01.2023 às 10:30h - Geral
Um homem da ilha de Dominica se perdeu por quase um mês a bordo de um veleiro no mar do Caribe e sobreviveu com ketchup antes de ser resgatado em águas colombianas, informou a autoridade naval do país na quarta-feira, 18.
"Eu não tinha comida, havia apenas uma garrafa de ketchup, alho em pó e Maggi [cubos de caldo de carne]. Misturei tudo com água para sobreviver por cerca de 24 dias", disse Elvis Francois, 47, quando resgatado pela Marinha da Colômbia.
O ilhéu tinha a palavra "help" (ajuda em inglês) gravada em seu capacete quando foi encontrado a 120 milhas náuticas a noroeste de Puerto Bolívar, no departamento de La Guajira (norte).
"No dia 15 de janeiro vi passar um avião. Eu tinha um espelho e comecei a enviar alguns sinais" com o reflexo do sol; "quando o vi passar duas vezes, percebi que me tinham visto", Francois explicou.
A Marinha recebeu a informação da aeronave e socorreu o homem com o auxílio de um navio mercante.
Em dezembro do ano passado, Francois trabalhava no conserto de um veleiro em frente a um porto da ilha caribenha de Saint Martin, nas Antilhas Holandesas. Em meio a condições climáticas "adversas", o homem "foi arrastado para o mar aberto", segundo um boletim da Marinha.
"Sem ter nenhum tipo de conhecimento em navegação, estava perdido e desorientado no mar; seus esforços para manobrar o barco e os equipamentos a bordo não surtiam efeito", acrescenta o texto.
Francois tentou fazer ligações no celular, mas perdeu o sinal.
"Não havia mais nada que eu pudesse fazer do que sentar e esperar [...] 24 dias sem terra, sem ninguém para conversar, sem saber o que fazer, nem onde estava. Foi difícil, às vezes perdi a esperança, Pensei na minha família", Francois confessou.
Ele foi entregue às autoridades de imigração para coordenar o retorno ao seu país.
Fonte: Portal R7
Comentar pelo Facebook