21.12.2022 às 14:46h - Saúde
As variantes do Coronavírus estão mudando a rotina nas unidades de saúde de Itapiranga. Situação é semelhante em vários municípios da região. Por alguns meses nenhum caso de Covid havia sido registrado em Itapiranga, porém, a situação mudou e atualmente já são pelo menos 50 casos ativos com pacientes em isolamento.
A Enfermeira da Secretaria de Saúde de Itapiranga, Jacqueline Hermes, conclama para o uso de máscara para quem tiver apresentando sintomas de gripe. Já o protocolo de isolamento depende de uma avaliação mais criteriosa, que prioriza apenas a pessoa que teve o teste positivo, sem incluir os demais familiares que não apresentarem sintomas.
A Enfermeira aponta como fundamental a vacinação para combater a Covid. O município realizou um trabalho exemplar por meio de mutirões e busca das pessoas que não estavam comparecendo. Segundo Jacqueline Hermes, Itapiranga mantém o cronograma semanal para aplicação da terceira e também o reforço da quarta dose, que não possui muita procura. Ela considera importante manter o sistema vacinal atualizado, pois as manifestações são de sintomas leves e isso é fruto da vacinação. Jacqueline reforça que a equipe de saúde mantém atendimento de rotina inclusive na próxima semana.
O Fiscal Sanitário de Itapiranga, Alcenir Benachio, chama atenção para a importância e necessidade do uso de máscara. Este cuidado é essencial para pessoas com sintomas respiratórios. Ele comenta que as pessoas que vão em busca de exames também usem máscara para evitar contrair o Coronavírus.
Benachio alerta sobre os casos de Covid e as pessoas com o vírus ativo que necessitam de isolamento. Conforme o Fiscal Sanitário, quem desrespeitar as regras do protocolo de prevenção estará sujeito a multa e encaminhamento ao Ministério Público para os devidos procedimentos. Benachio cita que as medidas já são bem conhecidas por três anos de pandemia e recomendações.
Comentar pelo Facebook