21.11.2023 às 12:00h - Chuvas

Defesa Civil confirma que tornado provocou danos em municípios de Santa Catarina

Cristian Lösch

Por: Cristian Lösch São Miguel do Oeste - SC

Defesa Civil confirma que tornado provocou danos em municípios de Santa Catarina

Nesta segunda-feira, dia 20, a Defesa Civil confirmou que um tornado causou danos em Balneário Gaivota e Sombrio, municípios localizados no Sul de Santa Catarina. Conforme o órgão estadual, o fenômeno foi registrado na madrugada do último sábado, dia 18. Este já é o quinto tornado confirmado no Estado neste mês de novembro. O primeiro ocorreu no dia 06, em Cunha Porã (Oeste), o segundo no dia 11 em Tubarão (Litoral Sul), o terceiro ocorreu no dia 16 em Itá (Oeste) e o quarto, no dia 18, pela manhã em Urupema (Planalto Sul).

Confira a nota da Defesa Civil

Nota meteorológica DC/SC 20/11 – Tornado provoca danos em Balneário Gaivota e Sombrio na madrugada do sábado (18/11)

Na madrugada de sábado (18), por volta das 02h00 (horário local), um forte temporal com características de supercélula provocou um tornado no Litoral Sul catarinense, com muitos danos registrados em Balneário Gaivota e Sombrio. Este temporal esteve associado à formação de uma frente fria, o aprofundamento de um sistema de baixa pressão no Paraguai e o intenso fluxo de calor e umidade provenientes da região amazônica favoreceram o desenvolvimento de intensas tempestades sobre Santa Catarina.

Supercélulas são fortes tempestades que apresentam rotação, ingrediente essencial para a formação de um tornado. Elas possuem alto potencial para provocar danos associados a ventos fortes, como destelhamentos, quedas de árvores e danos na rede elétrica. Através da análise combinada das imagens de radar e de fotos e vídeos do local atingido pela supercélula, a Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a ocorrência de um tornado entre os municípios de Sombrio e Balneário Gaivota.

As imagens da Figura 1 mostram a destruição causada pela passagem do fenômeno na região. Os principais danos se referem ao destelhamento parcial e total de residências e galpões, assim como a quebra de árvores.

Fonte: Clic RDC

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.