21.10.2022 às 11:01h - atualizado em 21.10.2022 às 11:26h - Saúde

Itapiranga promove eventos alusivos a campanhas preventivas de saúde

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Itapiranga promove eventos alusivos a campanhas preventivas de saúde
Foto: Ascom

Atividades programadas pela Secretaria da Saúde são alusivas ao Outubro Rosa e Novembro Azul.

Conforme a Enfermeira de Itapiranga, Jacqueline Hermes, durante os meses de outubro e novembro, serão realizados três eventos com a comunidade em geral para enaltecer a importância da conscientização e do diagnóstico precoce do câncer de mama, de útero e do câncer de próstata. As atividades visam mobilizar a população acerca da prevenção.

A primeira atividade será para a coleta de preventivo. A ação será realiza neste sábado, dia 22 de outubro, em dois pontos. A programação é voltada, principalmente, para mulheres de 25 a 64 anos, conforme preconiza o Ministério da Saúde. Para isso, a Enfermeira Jacqueline Hermes ressalta que é necessário agendar horário nas Unidades Básicas de Saúde Fronteira e Vunibaldo Rech.

Jacqueline Hermes chama a atenção que os exames preventivos são realizados durante todo o ano, porém, o mês de outubro é lembrado internacionalmente como o mês de conscientização. A Enfermeira do Posto de Saúde de Itapiranga cita o importante trabalho das agentes comunitárias de saúde, que realizam a busca por faixa etária preconizadas pelo Ministério da Saúde e levam a informação da importância de realizar o preventivo. Neste mês, o atendimento no Posto de Saúde é estendido, com o intuito de oportunizar que todas as mulheres que possuem dificuldade em comparecer no horário comercial, façam seu exame.

17/11 - Palestra Show

A enfermeira Jacqueline Hermes, ressalta que uma palestra show será realizada em novembro, alusiva para homens e mulheres. A atividade tem como tema: Outubro Rosa e Novembro Azul: Juntos nessa causa. O evento será realizado no dia 17 de novembro, às 19 horas, na Sociedade Imigrantes. Jacqueline enfatiza que serão abordados assuntos de equilíbrio do corpo e mente, mudanças de hábitos e busca da vida saudável, tanto para homens, como para mulheres A palestra será ministrada por Wilson Cequeti.

28/11 - Encontro com oncológicos

Jacquline Hermes ressalta que outro importante encontro será realizado no dia 28 de novembro com oncológicos, denominado Caminhos do Cuidado. A enfermeira destaca que o evento busca reunir pacientes que estão ou passaram por um tratamento de câncer. O encontro será em forma de diálogo sobre saúde, qualidade de vida e terapias diferencias no espaço terapêutico.

Trabalho de prevenção nas Escolas

Jacqueline cita a importância de envolver escolas para a campanha Outubro Rosa, Novembro Azul. Alunos do oitavo e novo ano do ensino fundamental terão atividades voltadas a conscientização da prevenção. Conforme a Enfermeira, Jacqueline Hermes, todas as unidade de saúde do município estão organizando o cronograma de acordo com o território de abrangência. O objetivo é aproximar a Secretaria da Saúde dos jovens para dialogar, tirar dúvidas sobre a sexualidade e ressaltar a importância da prevenção. As atividades devem ser concluídas em todas as escolas do ensino fundamental até final de novembro

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.