21.10.2022 às 13:56h - Chuvas
A Epagri está contabilizando os danos causados pelas fortes chuvas em Descanso. Pontos do interior foram atingidos pelo temporal com ventania, chuva torrencial e queda de granizo no início da noite desta quarta-feira, 19. Conforme o Extensionista, Zolmir Frizzo, um trabalho de campo foi realizado no dia seguinte ao fenômeno para levantamento dos principais problemas deixados pela intempérie climática nas propriedades rurais.
Ele ressalta que há registro de perdas significativas em lavouras de trigo em ponto de colheita, principalmente na divisa com São Miguel do Oeste. Além disso, várias plantações de milho tiveram desfolhamento severo com a queda de granizo. Frizzo observa que os milharais já vinham com atraso no desenvolvimento por causa do frio registrado em outubro e agora a situação ficou ainda mais complicada para os agricultores.
Conforme o Extensionista da Epagri de Descanso, o levantamento dos danos acontece em conjunto com os técnicos da prefeitura, cooperativas e agentes financeiros com o objetivo de orientar os agricultores prejudicados pelo temporal a acionarem o seguro das lavouras para reparação financeira das perdas.
A Epagri também vai efetuar um levantamento de possíveis danos em benfeitorias, para buscar auxílio do Governo do Estado. Além das perdas nas lavouras de milho e trigo, também há registro de pomares de frutíferas atingidos pelo granizo. O Extensionista da Epagri, Zolmir Frizzo, lamenta os danos significativos em pessegueiros e parreirais com frutas em ponto de colheita.
Foto(s): Epagri/Divulgação/Portal Peperi
Comentar pelo Facebook