21.10.2021 às 14:08h - Geral

Moradores apontam mau cheiro e gosto de água; MP apura denúncias

Maruhan França

Por: Maruhan França São José do Cedro - SC

Moradores apontam mau cheiro e gosto de água; MP apura denúncias
Ilustrativa

O Ministério Público da comarca de São José do Cedro recebeu algumas denúncias de moradores do interior do município de São José do Cedro sobre a qualidade da água fornecida pelo Semae. Alguns dos moradores dos Distritos de Padre Réus e Mariflor apontaram um suposto cheiro de dejetos de animais, ferrugem e um gosto atípico na água.

Depois de tomar conhecimento sobre o fato, o diretor do Semae Osvaldir Boff disse que esteve na localidade para verificar a situação depois da solicitação dos moradores.

Ele lembrou que o Semae realiza mensalmente a coleta para saber a qualidade da água e, inclusive, nesta quinta-feira, 21, a equipe deve estar fazendo a coleta periódica. O diretor ainda afirmou que nos levantamentos anteriores não houve registro desses supostos cheiros ou gostos, mas que estava dentro do normal.

Ele salientou que a recolha da água foi realizada na quarta-feira, 13, para posterior análise, sendo que este estudo deve apontar os supostos problemas enfrentados pelo Semae no fornecimento de água nos Distritos de Padre Réus e Mariflor. Por isso, Boff disse aguardar pelos resultados que devem sair dentro de quinze dias.

Por sua vez, a promotoria da comarca de São José do Cedro solicitou às autoridades competentes para que apurarem os fatos.

A promotora, Mariana Mocelin comentou que foi encaminhado um pedido de diligências para Agência Reguladora - ARIS - para a Vigilância Sanitária do município, com objetivo de realizar uma vistoria nas localidades, como também o próprio Ministério Público, por meio dos profissionais especializados, deve realizar uma análise da água a partir das amostras que são coletadas mensalmente.

Dentro de 30 dias o MP deve ter uma análise preliminar dos dados coletados, e a partir disso, caso a água se mostre potável, a promotoria arquiva os procedimentos. Mas se houver a necessidade, o Ministério Público segue com o processo para verificar os problemas, ou seja, será instalada a investigação por inquérito civil.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.