21.08.2025 às 08:48h - Geral
A rede de atendimento a pacientes oncológicos em Santa Catarina foi tema de audiência pública na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (20). Representantes do governo estadual, especialistas da saúde, entidades da sociedade civil e pacientes participaram do encontro, que avaliou os avanços e os desafios no tratamento da doença.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, o estado tem ampliado serviços, investido em diagnósticos precoces e fortalecido parcerias com municípios e entidades filantrópicas. “Quem tem câncer tem pressa. Hoje conseguimos mostrar que Santa Catarina avançou muito, inclusive acima da média nacional, mas ainda temos desafios pela frente”, afirmou.
Desde 2023, o governo estadual repassa R$ 30 milhões anuais aos Consórcios Intermunicipais de Saúde para custear exames como colonoscopia, mamografia e ultrassonografia. O estado também criou o Painel Oncologia SC, que permite acompanhar o tempo de espera por cirurgias oncológicas: a taxa de realização em até 60 dias subiu de menos de 50% para mais de 70%.
Em 2024, mais de 11 mil cirurgias oncológicas foram feitas pelo SUS em SC. Para 2025, o Inca estima quase 40 mil novos casos de câncer no estado, com maior incidência em mama feminina, próstata e colorretal.
Fonte: Governo de Santa Catarina
Comentar pelo Facebook