21.08.2025 às 16:52h - Agricultura
A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina também trabalha com demandas das propriedades que apresentam focos de Brucelose e Tuberculose. Segundo o Médico Veterinário e Gestor da Cidasc, Diogo Gadotti, a região é destaque na certificação de propriedades.
“Itapiranga, Tunápolis e Iporã do Oeste estão entre as cinco cidades com maior número de certificação de propriedades em Santa Catarina. O projeto iniciado em 2022 tem intensificado trabalho de vigilância” afirma o Gestor.
Ele destaca o papel estratégico da sanidade animal no Estado, com ênfase na prevenção de doenças que podem impactar a produção agropecuária. Diogo Gadotti, lembra que Santa Catarina atingiu patamar bem elevado no controle de doenças no rebanho leiteiro, que é destaque na região.
De acordo com o Médico Veterinário e Gestor da Cidasc, Diogo Gadotti, a região evolui em ações preventivas contra doenças em rebanho de gado.
“A obrigatoriedade de exames e maior conscientização dos produtores proporcionou a redução de casos de doenças que eram comuns em rebanhos” atribui Gadotti.
A Cidasc está intensificando as ações na educação sanitária com abordagem de orientação nas escolas, universidade e palestras aos produtores rurais. São feitos esforços na parte de orientação e somente em casos que os resultados não são positivos é que ocorrem as notificações.
Comentar pelo Facebook