21.06.2024 às 17:01h - atualizado em 21.06.2024 às 17:05h - São Miguel do Oeste
O Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) de São Miguel do Oeste recebeu, apenas neste ano, 20 denúncias de violência contra pessoas idosas. A informação foi divulgada pela coordenadora do CREAS, Sandra Cardoso, durante a participação no programa Peperi Entrevista desta quinta-feira, 20.
Segundo Sandra, os casos mais comuns envolvem abandono, negligência e abuso patrimonial. Ela destacou que muitas famílias não estão preparadas para conviver com uma pessoa idosa, o que frequentemente gera conflitos que podem resultar em violência. Dos 20 casos denunciados, 16 idosos estão sendo acompanhados pela equipe multidisciplinar do Creas, que oferece suporte integral às vítimas.
Sandra também alertou para o problema da subnotificação. "Os números de casos registrados representam apenas uma parte do problema, já que muitas situações não chegam ao conhecimento dos órgãos de proteção", explicou. O desafio, segundo a coordenadora, é conscientizar a população, especialmente os idosos, para que os casos de violência sejam denunciados e devidamente tratados.
Comentar pelo Facebook