21.06.2023 às 09:49h - Geral

Itapiranga prepara programação para comemorar Semana do Migrante

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Itapiranga prepara programação para comemorar Semana do Migrante
Padre Dionísio Korbes | Foto: Diana Isabel/Rede Peperi

A Semana do Migrante é incentivado pelo Serviço Pastoral dos Migrantes, ligado à igreja católica. Conforme o padre Dionísio Korbes, a ação também faz parte da Campanha da Fraternidade estabelecida pela CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

A Semana Nacional do Migrante é comemorada de 18 a 25 de junho com o tema: Migração e segurança alimentar, com o Lema: Para o migrante, a pátria é a terra que lhe dá pão.

O Padre considera que o momento exige uma acolhida ao migrante. Cita ainda que o Papa também demonstra atenção para animar as pessoas que se encontram deslocadas de suas terras e muitas vezes de suas famílias. O Papa Francisco divulgou uma mensagem afirmando que as pessoas devem ser livres para partir e livres para ficar.

Itapiranga possui estimativa de aproximadamente dois mil migrantes. A maioria são venezuelanos que fogem dos problemas políticos e econômicos em seu país. O Padre Dionísio Korbes afirma ainda que o município conta com migrantes de outros países e por isso defende uma programação voltada para diversas etnias. O Padre declara que diante dos migrantes e refugiados a nossa melhor atitude é acolher, sem criar antipatias e considerar os migrantes como se fossem um problema ou ameaça.

Dionísio Korbes afirma que diante de certas situações precisamos buscar soluções, pois elas existem, basta ter compaixão, empatia e boa vontade. Menciona ainda que Itapiranga enfrenta um grave problemas habitacional e isso não deve ser motivo de exploração do aluguel.

A programação de domingo é aberta ao público e com fichas limitadas para o almoço. Uma equipe de voluntários organiza um roteiro que vai iniciar às 10 horas com encontro na Praça do Migrante, na Avenida Uruguai ao lado da rodoviária. Conforme o Padre Dionísio Korbes, será um momento de integração em diferentes etnias, em um local que simboliza o início da colonização do município com a chegada dos primeiros migrantes. Em seguida, terá uma caminhada pela Avenida Uruguai e Rua da Matriz, até o pavilhão da igreja. Será servido almoço com macarronada e galeto ao preço de R$ 20,00.

O Padre destaca que foram limitadas 400 fichas para serem comercializadas. A programação encerra com evento cultural até às 15 horas.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.