21.06.2023 às 15:46h - atualizado em 22.06.2023 às 06:06h - Animais
Para a veterinária Ana Maria de Lima, proprietária de um consultório veterinário em Campo Erê, a negligência e falta de cultura são razões de abandono de animais. Ela observa que está aumentando o número de cães que ficam vagando nos bairros e nos centros em busca de comida e água. Seu estabelecimento tem um abrigo para cães nessa situação com apoio de um pequeno grupo de pessoas, só que não dá para abrigar a todos. Muitas vezes animais de ruas são portadores de parasitas que podem ser transmissíveis para as pessoas, e com isso, segundo Ana, o abandono de animais acaba virando uma questão de saúde pública. Ela comenta que geralmente quando um cãozinho é pequeno e engraçadinho recebe atenção numa casa e todo mundo quer. Vira um problema quando ele cresce e come muito mais e a saída que muita gente encontra é abandonar na rua.
Etson Gonçalves responsável pela vigilância sanitária de Campo Erê, diz que quando a vigilância consegue identificar o dono de um animal abandonado pode intimar para responsabilizar. Conforme ele, são poucas as cidades que conseguem acolher os animais de rua. Etson frisa que a prefeita pediu um projeto na tentativa de resolver o problema. A vigilância fez um esboço ainda em 2021 e encaminhou a prefeitura, mas tudo precisa de estudos e orçamento. Ele acredita que alguma coisa vai ser feita para ao menos diminuir a situação de animais abandonados. Etson defende que é preciso frear o crescimento desordenado de cães e gatos no município. Na opinião dele, a primeira medida e mais eficaz é promover a castração dos animais. A ideia também seria o município fornecer vermífugos aos animais.
Por sua vez o ex-chefe da Vigilância Sanitária Mauro Ghettino de Campo Erê é a favor da construção de um canil no município. Ele diz que conversa bastante sobre o abandono de animais com a vereadora Suziane Teske - líder do governo na Câmara. Segundo ela, a prefeita Rozane Moreira quer resolver a situação. Diz que pelo projeto que deve dar entrada no Legislativo, a primeira medida seria promover a castração dos animais.
Aumento de animais abandonados preocupa entidades de Campo Erê
Aumento de animais abandonados preocupa entidades de Campo Erê
Aumento de animais abandonados preocupa entidades de Campo Erê
Aumento de animais abandonados preocupa entidades de Campo Erê
Foto(s): Ana Maria de Lima
Comentar pelo Facebook