cresol mobile

21.06.2022 às 13:16h - Agricultura

Itapiranga retoma programa de Estágio Agropecuário na Alemanha

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Itapiranga retoma programa de Estágio Agropecuário na Alemanha
Foto: Orientu

Continua depois da publicidade

Em 26 anos, já são mais de 500 jovens de Itapiranga e municípios vizinhos que tiveram a oportunidade de realizar estágio agropecuário na Alemanha. Nos últimos dois anos o intercâmbio foi interrompido em virtude da pandemia. Este ano, o programa será retomado com 11 vagas já confirmadas.

Segundo o Coordenador de Estágios na Alemanha, Ricardo Schmitz, a seleção iniciou nesta terça-feira, 21, na Uceff Itapiranga. Entre as exigências estão de ter idade entre 18 e 30 anos, conhecimento básico do idioma alemão e ter afinidade com o setor agropecuário. A Suíça também volta ser uma opção para os jovens da região Extremo Oeste.

Ricardo Schmitz atua há 26 anos na coordenação dos estágios na região de Itapiranga e considera que o retorno é positivo com experiências bem sucedidas de jovens que retornaram e também outros que fixaram residência na Europa. O modelo atual é de três anos de estágio com formação técnica profissionalizante. As primeiras vagas estão reservadas para as pessoas que foram selecionadas em 2020 e acabaram não viajando em virtude da pandemia.

Ricardo Schmitz informa que os selecionados irão para a Alemanha durante o mês de agosto. Até lá, terá o processo burocrático de legalização dos estagiários para residir na Europa. O custo da viagem é por conta de cada um, porém, o valor é ressarcido após iniciar as atividades em propriedades agrícolas no país europeu.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.