21.06.2021 às 14:15h - atualizado em 21.06.2021 às 14:17h - Agricultura

Veterinário orienta sobre os cuidados com alimentação bovina no inverno

Maruhan França

Por: Maruhan França São José do Cedro - SC

Veterinário orienta sobre os cuidados com alimentação bovina no inverno
Ilustrativa

Conforme o veterinário da secretaria de Agricultura de São José do Cedro, Marcos Osachuki, estamos em um ano atípico, onde saímos de um período de estiagem para o período de inverno. Já tivemos geadas e com isso a pastagem já está seca e com baixa qualidade para os animais.

Osachuki frisou que, com essa alimentação de pior qualidade, acontecem muitos problemas com os animais e por isso o produtor tem que ter mais cuidado. O veterinário orientou o sal mineral com probióticos, pois essa troca de alimentação precisa de uma adaptação no rúmen do animal. Caso isso não aconteça pode causar diarréias e fraqueza.

Segundo o veterinário da secretaria de Agricultura de São José do Cedro, Marcos Osachuki, a silagem deste ano é de má qualidade devido à estiagem o milho não formou os grãos e nutrientes suficientes para uma boa qualidade da silagem. Ele explicou que tem produtores que fizeram o alimento somente com palha ou pouco grão. Por isso, é preciso o uso dos inoculantes para que essa silagem tenha mais saúde e proteínas.

Marcos orientou alguns cuidados na hora de fazer a silagem, onde o silo deve ser inclinado para a saída do chorume, uma ótima socagem para que não fique bolsões de ar no meio e em consequência estrague a silagem. Osachuki disse que no caso da silagem estragar com a formação de fungos ou mofo esse alimento tem que ser descartado. O médico resume essa situação em uma frase: Silagem mofada é adubo de lavoura. Caso o agricultor utilize outra parte do silo é preciso usar o sequestrador de toxina. Esse produto serve para neutralizar o fungo e não intoxicar o animal.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.