21.05.2024 às 12:12h - atualizado em 21.05.2024 às 18:28h - Geral
O Seminário Regional de Apicultura que acontece nesta quarta feira, 22, no município de Iporã do Oeste, contará com a presença de mais de 170 participantes. Além disso, está confirmada a participação do Presidente da EPAGRI Dirceu Leite.
O evento acontece no Centro de Múltiplo Uso, a partir das 8h30. Às 9h30 haverá uma palestra com o tema “Produção de Própolis, uma oportunidade na apicultura”, ministrada pelo professor Ernesto Breyer. Às 11h30 será servido um almoço sem custos aos participantes.
A programação terá sequência na parte da tarde, com palestra sobre “Aproveitamento e cuidados na produção de cera”, com Cleomar Liebert da Casa do Apicultor, e “Extração do mel, os Caminhos para a qualidade do produto final”, ministrada por Mircon Fruhauf, da EPAGRI. O encerramento da programação acontece às 15h30.
Conforme o Extensionista do Escritório da Epagri de Iporã do Oeste Alisson Luedke, o evento que será promovido pela Associação de Apicultores de Iporã do Oeste em parceria com a prefeitura municipal e a EPAGRI, vai abranger 35 municípios da região, e tem por objetivo qualificar os produtores de mel, além de discutir a atividade que têm ganhado uma importância muito grande na região, tanto para consumo próprio, como fonte de renda e preservação da natureza.
Luedke frisa que apesar da apicultura estar passando por um momento de instabilidade nos preços, a expectativa é positiva para os próximos meses. O Extensionista da EPAGRI de Iporã do Oeste enaltece que a região possui duas floradas principais para a produção de mel, sendo a árvore de Uva Japonesa e o Eucalipto.
Alisson Luedke comenta que em 2023, a safra de mel acabou sendo prejudicada, em virtude do excesso de chuvas na região que dificultaram o período de floradas.
Para esse ano, a expectativa de produção de mel é muito positiva, visto que as previsões indicam um clima mais favorável, com uma menor quantidade de chuvas para a região.
Comentar pelo Facebook