cresol mobile

21.05.2020 às 14:17h - atualizado em 21.05.2020 às 16:13h - Saúde

Estado reconhece epidemia de dengue em São Miguel do Oeste

Marcos de Lima

Por: Marcos de Lima São Miguel do Oeste - SC

Estado reconhece epidemia de dengue em São Miguel do Oeste
Portal Peperi / Reprodução

Continua depois da publicidade

A Vigilância Epidemiológica Municipal informou nesta quinta-feira, 21, que a DIVE/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) incluiu São Miguel do Oeste em um rol de oito municípios considerados em situação de epidemia de dengue.

O enfermeiro Marcos Bortolanza explica que a caracterização de epidemia ocorre pela relação entre o número de casos confirmados e de habitantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS), define o nível de transmissão epidêmico quando a taxa de incidência é maior de 300 casos de dengue por 100 mil habitantes. No caso de São Miguel do Oeste, esta taxa é de 316,2 casos por 100 mil/hab.

Na última semana, foram confirmados mais cinco casos da doença no município, chegando a 136 no total. São 130 autóctones, quatro importados e dois com local provável de infecção indeterminado.

O coordenador do setor da dengue, Célio Silva, salienta que a população precisa auxiliar no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. “As equipes da dengue estão trabalhando arduamente nas residências e comércio do município, a fim de identificar possíveis locais de proliferação do mosquito. Mas é necessário o envolvimento das pessoas no cuidado, limpeza e organização dos quintais de suas casas”, destaca.

A secretária de Saúde, Geni Girelli, relata que o Município realiza ações contínuas de combate ao mosquito Aedes aegypti e expedição de notificações e multas aos proprietários de terrenos sem manutenção. Entidades também se envolveram em campanhas de conscientização mais recentes, e está em andamento um roteiro de coleta de lixo e entulhos nos bairros e mutirão de limpeza. Ela reforça a importância de cada um fazer a sua parte. “Todos já sabem o que precisa ser feito, basta fazer”, pontua.

Casos confirmados por bairro:
- Estrela: 79
- São Jorge: 16
- São Luiz: 09
- Salete: 07
- Centro: 07
- São Sebastião: 04
- Sagrado Coração de Jesus: 03
- Progresso: 02
- Jardim Peperi: 02
- Agostini: 01
- Indeterminado/Importado: 06

Fonte: ASCOM

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.