21.04.2025 às 21:00h - Santa Catarina

Governador Jorginho Mello decreta luto de três dias pela morte do Papa Francisco

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Governador Jorginho Mello decreta luto de três dias pela morte do Papa Francisco
Foto: Divulgação/Vaticano

O governador Jorginho Mello decretou luto oficial de três dias em Santa Catarina pela morte de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, ocorrido nesta segunda-feira, 21. O decreto será publicado no Diário Oficial do Estado.

“Acabo de decretar luto de 3 dias. Em homenagem ao Papa Francisco. Em respeito à Igreja e aos milhares de catarinenses católicos”, escreveu o governador nas redes sociais.

Papa Francisco tinha 88 anos e ocupava o posto desde 2013, sendo o primeiro papa latino-americano da história.

"Queridos irmãos e irmãs, com profunda tristeza devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, disse o cardeal irlandês Kevin Joseph Farrell, de 77 anos, que assume o cargo interinamente até que seja escolhido o novo papa.

Recentemente, o papa Francisco ficou internado por cerca de 40 dias com um quadro de bronquite. Ele havia recebido alta no dia 23 de março. Nascido no dia 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina, o pontífice foi o primeiro papa latino-americano da história. Ele ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos.

Neste domingo, dia 20, o papa apareceu na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa. “O amor venceu o ódio. A luz venceu as trevas. A verdade venceu a mentira. O perdão venceu a vingança. O mal não desapareceu da nossa história e permanecerá até ao fim, mas já não lhe pertence o domínio, não tem qualquer poder sobre quem acolhe a graça deste dia”, disse em um trecho.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.