21.03.2024 às 10:53h - atualizado em 22.03.2024 às 09:07h - Turismo
O Colegiado de Turismo da Ameosc vai promover nesta sexta-feira, 22, a 4ª edição do Seminário Regional de Turismo. Neste ano o evento será realizado no Salão Paroquial de Iporã do Oeste. Em entrevista ao RPN 1ª edição da Rede Peperi nesta quarta-feira, 20, o Secretário Executivo da Ameosc, Airton Fontana, destacou que a expectativa para o evento é muito positiva, tendo em vista o grande envolvimento e apoio da administração de Iporã do Oeste, colegiado de Turismo da Ameosc, Epagri e Instituto Federal. O objetivo é discutir ações para fortalecer o setor e fomentar o desenvolvimento econômico local, estimulando o comércio, os serviços e a geração de empregos.
Fontana salientou que o seminário regional de turismo contará com três palestras sobre diferentes aspectos do setor turístico de Santa Catarina. Pela manhã, as palestras serão sobre “diversificação do turismo: as especificidades dos tipos de oferta” com a Extensionista Rural da Epagri de Joinville, Dionise Cavalcanti, e “Estruturação da oferta de turismo de base comunitária: reflexões a partir da experiência da Acolhida na Colônia” com a doutora da Universidade Federal de Santa Catarina, Thaise Guzzati.
Na parte da tarde, a palestra será sobre o tema “Seu nome, sua marca: o impacto das marcas pessoais no turismo”, com o estrategista de comunicação e marca pessoal, Vagner Dalbosco. Além das três palestras centrais, o Seminário Regional de Turismo deste ano terá três cases "Boas Práticas em Turismo". Pela parte manhã serão apresentados os exemplos do Vale europeu Circuito de cicloturismo e o Filó Talian, de Lageado dos Pintos, em Concórdia.
Já na parte da tarde, serão mais três cases: o do Sítio Retorno de Iporã do Oeste, o Turismo de experiência na fruticultura de Arroio Trinta e o Chalé Monte Maria de Iporã do Oeste. No final da tarde, os participantes do seminário também vão participar de uma visita orientada em três pontos turísticos de Iporã do Oeste: o Fontanário, o Museu Escolar São Lourenço e a Morada 386. Airton Fontana enalteceu que cerca de 200 pessoas são esperadas para o Seminário.
Frisou ainda que a estrutura do turismo regional, neste momento, é melhor do que o contexto turístico de quatro anos atrás quando ocorreu a primeira edição do seminário. Fontana lembrou que ainda há algumas vagas disponíveis para participar do evento. As inscrições podem ser feitas no site da Ameosc, ou no dia do evento. O único custo será o almoço, no valor de R$ 55.
OUÇA A ENTREVISTA
Comentar pelo Facebook