21.03.2024 às 17:07h - atualizado em 22.03.2024 às 09:07h - Agricultura

ACCS aponta cenário positivo no mercado da suinocultura

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

ACCS aponta cenário positivo no mercado da suinocultura

Conforme o Presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, Losivânio de Lorenzi, o mercado iniciou o ano de forma negativa e reagiu a partir de fevereiro. Ele cita a redução de custo de produção e aumento no preço pago ao produtor, além de um acréscimo nas exportações.

Losivânio de Lorenzi menciona inclusive situação favorável ao produtor independente com queda no valor do milho e farelo de soja, principais insumos na formulação de rações.

O preço do suíno melhorou na comparação de compra e venda e isso proporcionou margem de lucro. De Lorenzi observa que foram quase três anos de prejuízo na suinocultura e ainda demora um bom tempo para recuperar estas perdas significativas.

A ACCS está debatendo com o Secretário da Fazenda sobre cobrança de ICMS de pessoa física. Segundo o Presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, Losivânio de Lorenzi, isso gera dificuldade por não ter benefício na venda. Atualmente só a pessoa jurídica, como representante de empresa pode fazer estas transações.

Conforme o Presidente da ACCS, está ocorrendo em Florianópolis um grande Seminário sobre Bacias Hidrográficas do Sul do Brasil com debate sobre o pagamento pelo uso da água no agronegócio. Segundo De Lorenzi, o produtor já possui despesas elevadas no Agronegócio, precisa ter 20% de sua terra preservada, além da necessidade de várias licenças ambientais. Outra questão abordada é sobre biosseguridade das propriedades rurais, uma exigência da Cidasc, porém, agora não é considerado o momento para a implantação.

A ACCS projeta aumento do consumo da carne suína nos próximos meses. A recomendação é para evitar empolgação com o bom momento e manter controle na produção. De acordo com o Presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, Losivânio de Lorenzi, os três primeiros meses são mais complicados, depois aumenta exportação e também ocorre maior consumo interno.

Ele reforça a necessidade de manter a produção estável, sem empolgação de crescer muito em volume de granjas. De Lorenzi lembra que a suinocultura tem histórico de instabilidade e preocupações são constantes.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.