21.03.2020 às 09:25h - atualizado em 21.03.2020 às 09:31h - Coronavírus
O município de São Miguel do Oeste tem 20 pessoas com sintomas respiratórios que estão em isolamento domiciliar. De acordo com o enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, Marcos Bortalanza, esses moradores procuraram atendimento médico e foram orientados a permanecer em casa por 14 dias.
Ele explicou que essas pessoas têm sintomas leves e estão sendo acompanhadas pela recém-criada Comissão de Isolamento e Quarentena. O grupo, que conta com o apoio do Nasf – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, faz contato diário com essas pessoas para acompanhar a evolução do quadro de saúde delas.
O monitoramento é feito por telefone para evitar o contato pessoal entre os profissionais da saúde e os moradores que apresentam sintomas respiratórios.
Todas as pessoas com os sintomas que podem ser de gripe ou Coronavírus devem permanecer isoladas em casa por duas semanas. O enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, Marcos Bortalanza disse que esse protocolo foi definido em portaria publicada nesta sexta-feira pelo Ministério da Saúde.
Ele explicou que os moradores com sintomas respiratórios devem ficar em casa. O mesmo vale para os familiares que residem no local, mesmo que não tenham nenhum sinal das doenças. Os sintomas são febre a partir de 37,8 graus, tosse e coriza. Nesses casos, a pessoa deve comunicar por telefone qualquer unidade de saúde e ficar em casa. A partir de então, começa o acompanhamento à distância pela Comissão de Isolamento e Quarentena. Se o quadro evoluir com o aparecimento de outros sintomas, como falta de ar, o paciente deve ir até uma unidade de saúde.
Comentar pelo Facebook