21.03.2020 às 19:59h - atualizado em 21.03.2020 às 11:31h - Saúde

Psicólogos recomendam tranquilidade para enfrentar período de isolamento social

Ivan Guilherme

Por: Ivan Guilherme São José do Cedro - SC

Psicólogos recomendam tranquilidade para enfrentar período de isolamento social

A profissional da área em Guarujá do Sul, Mauriane Françosi recomenda que as pessoas não entrem em pânico diante da pandemia de Coronavírus e encarem com calma a situação, acatando as recomendações. Ela percebe que já são frequentes os casos de pacientes com crise de ansiedade no dia a dia e que buscam os atendimentos. A intenção é prevenir que o quadro se agrave, pois muitos já fazem uso de medicamento.

A psicóloga esclareceu que o isolamento social se trata de evitar que as pessoas saiam às ruas e se aglomerem, mas, o contato com membros da família que vivem na mesma casa deve ser mantido e ampliado. Segundo ela, isso pode melhorar inclusive o sistema imunológico. Mauriane sugere que sejam feitas rodas de conversa, retomadas brincadeiras antigas, jogos de tabuleiro, construções de brinquedos de forma artesanal, experiências científicas, filmes, leitura, elaboração de receitas, dentre outras opções sadias de ocupar o tempo e aumentar o vínculo afetivo.

Esse isolamento social pode ser usado a favor da comunidade em várias situações. A psicóloga Mauriane Françosi percebe que existe revolta de muitas pessoas que não sabem o que fazer com o tempo porque estão acostumadas com uma vida acelerada. Atribui isto também a mudança de rotina que gera necessidade em desacelerar e usar melhor as horas.

Ela afirma que podem ser feitas diversas coisas produtivas que antes eram adiadas. Ela cita o exemplo do estudo, pensar na vida e planejar, orar, meditar e se dedicar às relações familiares. Françosi menciona também a orientação em manter alimentação saudável e a prática de exercícios dentro do possível.

Outra recomendação para saúde emocional é selecionar as fontes de informação para evitar notícias falsas e exageradas que são responsáveis por pânico e ansiedade. Conforme ela, os relatos dos brasileiros que vivem na Itália trazem a realidade daquele país, porém, também geram tristeza, stress, problemas no sono e desequilíbrio de humor.

Fonte: Kelly Figueiró

Foto(s): Divulgação

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.