21.03.2018 às 09:51h - atualizado em 21.03.2018 às 10:10h - Saúde

Vacinação contra febre amarela é liberada em todos municípios de SC

Marcos de Lima

Por: Marcos de Lima São Miguel do Oeste - SC

Continua depois da publicidade

Vacinação contra febre amarela é liberada em todos municípios de SC
Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

Continua depois da publicidade

Todos os catarinenses deverão se vacinar contra a febre amarela a partir de julho deste ano. A ampliação para todos os municípios brasileiros foi anunciada nesta terça-feira, 20, pelo Ministério da Saúde. Essa amplificação gradativa inicia neste ano e será concluída até abril de 2019. Segundo a pasta, a medida é preventiva e tem como objetivo antecipar a proteção contra a doença para toda população em caso de um aumento na área de circulação do vírus. Até o momento, não há registro de circulação em SC.

Com a ampliação, devem ser vacinados mais 4,4 milhões de catarinenses. Até então, 162 municípios catarinenses integravam a Área com Recomendação de Vacina contra Febre Amarela, principalmente na região Oeste e Planalto.A partir de julho, os outros 133 municípios também serão incluídos. Vale lembrar que alguns grupos, como crianças menores de novo meses e pessoas com alergia grave a ovo, não devem tomar a vacina.

— A partir de julho iniciamos a vacinação no Sul e toda a região passa a ser área de recomendação — confirmou o ministro de Saúde Ricardo Barros, em coletiva na tarde desta terça.

O diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC, Eduardo Macário, diz que a ampliação era uma questão de tempo e reforça que é uma medida de prevenção, por isso não haverá uma campanha e a dose fará parte da rotina:

— É mais uma medida de precaução, porque o ciclo silvestre está se ampliando. Não tem necessidade de a população procurar correndo os postos, porque a gente não está numa emergência.

Macário diz que ainda não definiram a estratégia que será adotada para a imunização, mas acredita que deve ser iniciada pela população rural, mais suscetível ao vírus no ciclo silvestre. A última ampliação das cidades que fazem parte da área com recomendação em SC foi em 2010, quando passou de 40 para os 162 municípios atuais.

Em todo o país, 77,5 milhões de pessoas devem ser vacinadas. Diante disso, para atender à demanda do país nos próximos anos, o Ministério da Saúde solicitou ao laboratório produtor da vacina de febre amarela, Bio-Manguinhos/Fiocruz, um aumento de doses para a rotina de vacinação de 2019.

Fonte: Diário Catarinense

Continua depois da publicidade

Nedel Celulares.
AL Contabilidade
Advocacia Fávero

Mais notícias

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.