21.02.2026 às 06:45h - Geral

Alckmin diz que decisão da Suprema Corte dos EUA terá impactos no Brasil

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Alckmin diz que decisão da Suprema Corte dos EUA terá impactos no Brasil
Rovena Rosa, Agência Brasil

O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse que a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos de derrubar o tarifaço imposto pelo governo Trump terá impacto nas tarifas aplicadas em produtos brasileiros, de 10% em abril e 40% em julho do ano passado, que somam 50%. A medida é vista como positiva pelo ministro, já que coloca o Brasil em um patamar de igualdade com outros países.

— Com isso, a gente pode aumentar bastante agora a parceria comercial com os Estados Unidos, aumentar as trocas comerciais, a complementariedade econômica — disse.

Alguns dos setores que podem ser beneficiados são máquinas, como equipamentos rodoviários e agrícolas, motores, madeira, pedras ornamentais, café solúvel e algumas frutas. Atualmente, 22% das exportações brasileiras ainda sofriam com o chamado tarifaço. O ministro relembrou ainda que o Brasil não figura entre os países que eram déficit comercial para os americanos.

— A negociação continua, o diálogo continua — destacou.

A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu, nesta sexta-feira (20), que as amplas tarifas globais sobre importações do presidente Donald Trump são ilegais. A decisão pontua que Trump extrapolou sua autoridade ao impor tarifas sem aval do Congresso.

O presidente classificou a decisão da Suprema Corte americana como “uma vergonha”. Ele ainda afirmou que teria um “plano B” para manter o tarifaço sobre os produtos estrangeiros, e pouco depois anunciou novas taxas globais de 10%.

Trump disse que “há métodos ainda mais fortes” para ele impor novas tarifas comerciais. “Outras saídas serão usadas”, disse, afirmando ainda que os EUA podem arrecadar ainda “mais dinheiro”. Entre as medidas, o presidente citou a Seção 122 como um dos possíveis instrumentos para impor a tarifa global uniforme de 10%.

Ainda, a Seção 301 pode ser usada para investigar práticas comerciais desleais, o que pode resultar em tarifas adicionais. Trump disse que pretende assinar decretos para tentar reestabelecer as tarifas de outra forma, e classificou a decisão da Suprema Corte como “vergonhosa” e “terrível”.

— Os ministros que votaram contra as tarifas são uma vergonha para a nossa nação. Nossa Suprema Corte está sendo pressionada por interesses estrangeiros — disparou o republicano.

Fonte: NSC Total

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.