21.01.2021 às 08:57h - atualizado em 21.01.2021 às 16:56h - Meio Ambiente
O comandante da Polícia Militar Ambiental do Extremo Oeste, capitão Everton Roncáglio, explica que as denúncias são recebidas por meio de dois canais, o telefone (49) 3631 3730, diretamente na unidade da PMA em São Miguel do Oeste, ou pelo telefone 190 da Polícia Militar.
Ele destaca que quando o atendente recebe a denúncia é feito o cadastro, semelhante ao da PM. A partir disso o setor competente faz o planejamento sobre como a denúncia será atendida e o encaminhamento.
Capitão Roncáglio ressalta que devido à quantidade e a complexidade das demandas que a PMA recebe, dificilmente é possível atender imediatamente a denúncia. Ele afirma que é necessário fazer a gestão do efetivo para atender a grande demanda nos 32 municípios da região, sendo que mais policiais seriam necessários para realizar com maior agilidade todo o trabalho.
Associado aos canais para recebimento das denúncias, o comandante da PMA cita que na região também são encaminhadas demandas pelas 11 comarcas judiciais, por meio do Ministério Público e Poder Judiciário. As requisições judiciais chegam à PMA com prazo para serem cumpridas.
O capitão Everton Roncáglio afirma que a prioridade de atendimento são dos casos considerados mais graves, por exemplo, a poluição de água que tem um impacto direto na população ou animais. Também são prioritários casos que estão ocorrendo e que com a ação da PMA é possível o flagrante e a resolução do fato.
O capitão comenta que as principais denúncias são relacionadas à flora, como transporte e depósito de madeira, desmatamento de áreas de preservação, além de licenciamentos ambientais, poluição, e fatos relacionados à fauna, como cativeiro, caça e maus-tratos de animais.
Fotos: PMA
Comentar pelo Facebook