21.01.2021 às 16:48h - atualizado em 22.01.2021 às 10:35h - Educação

Famílias de Santa Helena irão receber questionário sobre adesão ou não ao retorno às escolas

Adilson Kipper

Por: Adilson Kipper Iporã do Oeste - SC

Famílias de Santa Helena irão receber questionário sobre adesão ou não ao retorno às escolas

O questionário será enviado nos próximos dias por meio de grupos criados no WhatsApp.

Conforme a secretária de Educação, Lais Teloeken, as mudanças sobre o início do ano letivo e a forma como isso vai ocorrer ainda podem acontecer.

A secretária explica que o que já está definido e que o retorno das aulas está previsto para dia 18 de fevereiro no sistema híbrido, intercalando a permanência dos alunos na escola e em casa. Ela lembra que no período em que os estudantes estiverem em casa, irão receber tarefas para execução.

Lais enfatiza que novamente será fundamental a parceria entre família, escola e alunos. De acordo com a secretária, a aferição de temperatura será feita já no embarque do transporte escolar e se o aluno estiver febril, não poderá ir para a escola. A aferição será feita também na entrada da escola.

Para o retorno dos alunos à escola, a secretária de Educação de Santa Helena esclarece que está sendo criado um cronograma para atender todos aqueles que quiserem retornar. Ela lembra que os pais ou responsáveis têm a opção por aderir ou não ao retorno dos seus filhos às aulas presenciais, sem prejuízo aos estudos, porque as atividades poderão continuar sendo realizadas em casa.

Conforme a secretária, pais ou responsáveis que optarem pelo não retorno terão que assinar um termo de compromisso que terá validade de 15 dias, o que poderá ser renovado para o mesmo período consecutivamente. Lais Teloeken afirma que para os estudantes que retornarem à escola, serão formadas turmas, sendo que cada turma irá intercalar entre a frequência na escola e a permanência em casa. A secretaria também já providenciou os equipamentos individuais de proteção que serão disponibilizados aos profissionais da educação.

Em função do espaço físico escolar reduzido, a secretária de Educação comenta que estão sendo feitas as adequações para divisão em grupos e a adaptação de salas que irão servir para isolamento de alunos que apresentarem algum sintoma.

Lais Teloeken destaca que após o retorno dos professores, que ainda estão em férias, será feito o planejamento das atividades escolares. Ela antecipa que todos os estudantes terão que seguir as medidas preventivas. Pais não poderão entrar com os filhos na escola, e na entrada do educandário, será feita a averiguação de algum sintoma e aferição da temperatura, que deve ser inferior a 37,8°C

A secretária ressalta que o comitê intersetorial presta apoio na definição de todas as decisões quanto à volta às aulas. Ela diz que a maior preocupação é ainda quanto ao transporte escolar, que deve respeitar metade da lotação e a contratação de monitores que farão a aferição da temperatura no embarque dos alunos.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.