21.01.2020 às 14:00h - atualizado em 21.01.2020 às 14:46h - Infraestrutura

Estação de tratamento de dejetos humanos de Descanso passará por testes nesta sexta-feira

Adilson Kipper

Por: Adilson Kipper Iporã do Oeste - SC

Estação de tratamento de dejetos humanos de Descanso passará por testes nesta sexta-feira

Os testes começam às 8h30 desta sexta-feira. O acesso para a estação fica ao lado da pista do Moto Grupo Lameiros do Sossego, em Linha Campinas.

Serão feitos testes de operação com lodo na estação de tratamento de dejetos humanos, que fica localizada na comunidade de linha Campinas, interior de Descanso, tendo como objetivo a certificação da viabilidade do sistema.

Os testes serão acompanhados pela Casan, Aris, Conder, Ministério Público,pelos prefeitos dos municípios de Tunápolis,Santa Helena, Belmonte, Bandeirante, Paraíso, Barra Bonita, São Miguel do Oeste, Descanso e pela empresa que construiu a estação.

O secretário de Administração, Paulo Lauxen, explica que no final de 2019 o Instituto do Meio Ambiente, IMA, liberou a licença para operação da estação.

Após o experimento a estação de tratamento poderá sofrer ajustes, conforme a necessidade. O secretário destaca que a estrutura da unidade em Linha Campinas está concluída, e o que falta é a automação da operação para a qual já foi encaminhado projeto a FUNASA.

Lauxen explica que foi encaminhado à Câmara de Vereadores um projeto que prevê o funcionamento da estação em caráter experimental, para que durante o período de dois anos possam ser feitos os ajustes necessários.

O secretario destaca ainda que o custo de instalação e de operação da estação é baixo se comparado ao sistema convencional.

Fonte: Com informações Ascom Descanso

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.