20.12.2024 às 10:27h - Geral

Iporã do Oeste investe em Empreendedorismo e Turismo para impulsionar economia local

Cleide Thessing

Por: Cleide Thessing Iporã do Oeste - SC

Iporã do Oeste investe em Empreendedorismo e Turismo para impulsionar economia local

O município de Iporã do Oeste vem desenvolvendo diversas iniciativas voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo e ao fomento do turismo local. Durante o ano de 2023-2024, a administração municipal implementou diversas ações com o objetivo de impulsionar a economia e apoiar os pequenos negócios, por meio do programa "Cidade Empreendedora e a Sala do Empreendedor.

Segundo o coordenador de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Gustavo Elger, a Sala do Empreendedor foi um dos principais pilares dessa estratégia, oferecendo mais de 100 horas de capacitações e consultorias individuais para os empreendedores locais.

Entre as ações realizadas, destacam-se as capacitações sobre fluxo de caixa e precificação empresarial, que contaram com a participação de cerca de 18 empresas. Além disso, cada uma dessas empresas recebeu duas horas de consultoria individualizada para aprofundar o conhecimento sobre o tema.

Outra ação importante foi a rotulagem de alimentos, que contou com 30 horas de consultoria, além de programas de identidade visual para empresas, com destaque para quatro participantes, entre eles, três artesãos e o Museu Escolar São Lourenço. Na área rural, o programa também ofereceu consultorias como o "Negócio Certo Rural" e o "Fluxo de Caixa Rural", beneficiando em torno de 17 produtores rurais.

O coordenador de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Gustavo Elger destaca que além das capacitações e consultorias, o município de Iporã do Oeste promoveu eventos como o Festival Gastronômico e o Artesanato Turístico, que também fizeram parte das ações voltadas ao desenvolvimento econômico.

No campo da educação empreendedora, a cidade distribuiu 300 apostilas para as escolas, que culminaram na realização de uma feirinha, bastante divulgada e bem recebida pelos alunos, como forma de incentivar o espírito empreendedor nas crianças.

Elger enfatiza que a Sala do Empreendedor segue funcionando normalmente, oferecendo apoio contínuo às empresas até o final do ano, com serviços como a abertura de e-mails, auxílio em questões relacionadas ao sistema Gov.br e à emissão de documentos.

Em relação ao impacto do turismo na economia local, Gustavo Elger frisa que o setor tem crescido significativamente e tem uma ligação direta com o desenvolvimento econômico do município. O turismo contribui, segundo ele, ao trazer recursos de fora, que são reinvestidos na cidade, fortalecendo a economia local.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.