20.12.2023 às 15:02h - atualizado em 20.12.2023 às 15:03h - Chuvas

Com El Niño forte, verão deve ser de temperaturas escaldantes e ondas de calor em SC

Cristian Lösch

Por: Cristian Lösch São Miguel do Oeste - SC

Com El Niño forte, verão deve ser de temperaturas escaldantes e ondas de calor em SC
Lucas Amorelli, NSC Total

O verão começa nos primeiros minutos desta sexta-feira, dia 22, — às 00h27min — e promete trazer temperaturas escaldantes para Santa Catarina, além da chuva característica da estação mais quente do ano.

A previsão é da Epagri/Ciram, e prevê ainda chuva acima da média nos próximos três meses. Em dezembro, a precipitação é irregular e associada ao clima característico do verão: pancadas passageiras e isoladas, que ocorrem porque a temperatura sobe à tarde. Mesmo assim, deve ser frequente e com acumulados elevados.

É na segunda quinzena de dezembro que os acumulados devem ser maiores, em relação à primeira quinzena. A chuva se concentra mais à tarde e à noite, típico das chuvas de verão. A média mensal para o último mês do ano é de 130 a 150 milímetros no Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul e varia de 150 a 190 milímetros nas demais regiões catarinenses.

Em janeiro e fevereiro, esses totais diminuem e ficam mais próximos da normalidade. A média mensal nos primeiros meses do ano deve ser de 200 a 230 milímetros na Grande Florianópolis e Litoral Norte, e varia de 130 a 190 milímetros do Extremo Oeste ao Planalto e no Litoral Sul.

O El Niño segue em atuação, e forte. Isso mantém o risco de eventos extremos, como chuva forte e acumulados altos em pouco tempo, temporais com muitos raios, granizo e ventania.

Chuvas de verão

Segundo a Epagri/Ciram, a chuva no trimestre está associada à convecção (ou seja, as partículas quentes de umidade sobem, formam as nuvens, que quando encontram áreas mais frias, condensam e caem, em forma de chuva). Isso é típico do calor do verão, e resulta em chuva passageira.

Mesmo assim, no entanto, os volumes mais significativos seguem associados à passagem de frentes frias pelo litoral e aos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) (aglomerados de nuvens) que provocam chuvas mais intensas no Estado, sobretudo no Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste.

No verão, segundo a Epagri/Ciram, a ocorrência de ciclones extratropicais diminui no litoral Sul do Brasil.

Temperaturas em ebulição

Para os próximos três meses, a previsão é de temperatura acima da média climatológica no Estado. Em especial durante janeiro e fevereiro, massas de ar quente devem atuar com mais frequência e duração, com dias consecutivos de temperatura alta, inclusive à noite. Ondas de calor são esperadas no verão 2023/2024.

Como característica do El Niño, a temperatura da superfície do mar segue em alta. Em outubro e novembro, esse índice foi elevado em todo o Pacífico Equatorial, chegando a ficar 2,5°C a 3,5°C mais quente em novembro, o que caracteriza um El Niño forte. Para os próximos meses, a previsão é que o fenômeno atinja o pico máximo. Ele persiste durante o verão e até o outono do próximo ano.

Fonte: NSC Total

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.