20.12.2022 às 11:34h - atualizado em 20.12.2022 às 11:55h - Estiagem
O Município de Iporã do Oeste iniciou na semana passada, o transporte de água para abastecimento das propriedades agrícolas no interior. Uma equipe especial para o transporte de água foi formada pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
De acordo com o Secretário, Rafael Rodrigo Reihner, apesar do período de férias dos servidores que iniciou nesta segunda-feira, 19, os trabalhos devem ser mantidos com uma equipe dedicada exclusivamente a esse trabalho.
Ele salienta que caso não ocorram chuvas consideráveis nos próximos dias, a demanda tende a aumentar e com isso pode ser necessário contratar também serviços terceirizados para atender a todas as solicitações.
Agricultura trabalhou intensamente na concessão de incentivos para a construção de cisternas neste ano
O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Iporã do Oeste, Rafael Reihner, salienta que objetivo é de amenizar os problemas que sempre ocorrem nos períodos de estiagem, através da captação de água das chuvas. Cita que os incentivos foram concedidos para os proprietários das novas granjas que se instalaram no município, bem como para os demais produtores com granjas instaladas há mais tempo.
Outra observação do Secretário é que muitos produtores abriram açudes em suas propriedades em troca do cascalho fornecido ao setor de Transportes e Obras para a recuperação das estradas. A pasta dedicou atenção especial também para a proteção das vertentes de água no município e atualmente já são 330 fontes protegidas em Iporã do Oeste.
Apesar de todos os esforços, a orientação da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente é para que os produtores façam a reservação de água, visto que a Prefeitura possui limitações quanto a mão de obra e máquinas para o transporte do líquido. Em caso de necessidade, a solicitação deve ser feita com pelo menos um dia de antecedência através do telefone: 3634-1388, na garagem da Prefeitura.
OUÇA: Entrevista com o Diretor e Secretário de Agricultura, Jair Meotti e Rafael Reihner
Foto(s): Vandonei dos Santos/Rede Peperi
Comentar pelo Facebook