20.12.2022 às 10:09h - atualizado em 20.12.2022 às 10:28h - Geral
O novo presidente do CIS-Ameosc definido na última semana quer mais recursos do governo estadual para ampliar atendimento. A eleição de Alexandre Ribas ocorreu na última sexta-feira, 16. O mandato é por dois anos, a partir de janeiro com atuação nos 19 municípios do Extremo Oeste.
O médico e prefeito de Itapiranga, Alexandre Ribas, relata que já atuou em vários setores da saúde, como professor em curso de medicina, gestor de hospital e médico em unidade básica do município. Agora terá mais uma experiência nesta área e quer contribuir com ações de impacto regional.
Ribas considera que também será uma grande oportunidade para ter um contato mais direto com a Secretaria de Estado da Saúde. O presidente do CIS-Ameosc salienta que o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Extremo Oeste é constituído pelos 19 Municípios de abrangência da Associação e realiza serviço que seria de competência do governo estadual.
Alexandre Ribas lembra que a prestação de serviços de saúde especializados de média e alta complexidade não é de responsabilidade dos municípios. Os prefeitos realizam este investimento para agilizar atendimentos a pacientes que aguardam na fila por longo período. O presidente afirma que a equipe do CIS-Ameosc é competente para atender as demandas que surgem.
Ribas diz que função como presidente será na busca por mais recursos na Secretaria Estadual. O médico e prefeito de Itapiranga defende uma formação continuada aos profissionais da saúde de todos os municípios de abrangência do Consórcio. Conforme Ribas, é preciso ampliar os serviços prestados e proporcionar agilidade nos encaminhamentos para que os pacientes da região não tenham que aguardar por longo período para exames e outros serviços de média e alta complexidade.
O presidente do CIS-Ameosc salienta que a região ainda possui fila de espera por atendimento especializado. O Consórcio Intermunicipal de Saúde é uma das alternativas para agilizar este atendimento. Alexandre Ribas cita a importância de investimentos para realizar exames de ultrassonografia, ressonância magnética e tomografia, além de consultas com especialistas. Segundo o presidente, ainda nesta semana ele fará uma visita a sede do CIS-Ameosc, em São Miguel do Oeste para avaliar melhor as ações mais urgentes a partir de janeiro de 2023.
Comentar pelo Facebook