20.11.2020 às 11:05h - atualizado em 20.11.2020 às 11:25h - Justiça

MP encerra procedimento após servidores de SJCedro devolverem horas extras pagas indevidamente

Kelly Figueiró

Por: Kelly Figueiró São José do Cedro - SC

MP encerra procedimento após servidores de SJCedro devolverem horas extras pagas indevidamente
reprodução

Servidores comissionados do Município de São José do Cedro, que receberam horas extras sem autorização legal entre os anos de 2013, 2014 e 2015, assinaram termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público para a devolução dos valores recebidos indevidamente.

Conforme a promotora, Mariana Mocelin, o acordo previu o ressarcimento do prejuízo causado ao Município, tendo os servidores parcelados em até dez vezes a devolução dos valores.

Uma vez comprovado o pagamento das quantias, o procedimento foi extinto na Promotoria de Justiça neste mês, com o ressarcimento de quase R$ 7.000,00 aos cofres do Município.

A Promotora de Justiça Mariana Mocelin lembra que o pagamento de horas extras a servidor em cargo de comissionado, ou seja, de livre nomeação e exoneração, é indevido, já que nesta condição deve dedicação plena ao trabalho, não somente no horário normal de expediente, salvo casos excepcionais e temporários.

Ressaltou, ainda, que o termo de ajustamento de conduta é importante meio alternativo para solução de conflitos envolvendo direitos difusos e coletivos, como nas áreas da Moralidade Administrativa e Direito Ambiental, para que o causador do ilícito ou do dano, assuma o compromisso de regularizar e ressarcir o dano sem ajuizamento de ação judicial.

Fonte: MP/SC

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.